O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) realizou a segunda solenidade em homenagem aos médicos que completam o Jubileu de Ouro. Desta vez, a entrega do Diploma de Mérito Ético foi direcionada a profissionais formados em 1973 pela Universidade Federal do Paraná. Na ocasião, ainda houve homenagem especial ao médico pioneiro Modesto Mariano Grochocki, na passagem de seu 90° aniversário de nascimento e 64° de graduação pela UFPR. Ele recebeu o Diploma de Honra ao Mérito Médico na presença dos quatro filhos e outros familiares, incluindo uma neta que seguiu seus passos na Medicina.
A lista de diplomados inclui renomados profissionais que deram início às atividades em regiões interioranas do Paraná. Ex-secretário estadual de Saúde, Nizan Pereira Almeida foi um dos homenageados, assim como a endocrinologista Elizabeth Bacila de Souza, de Ponta Grossa, filha, esposa e mãe de médicos. Gabriel Bacila, o pai, recebeu idêntica comenda em 1987. Agora, ela foi diplomada na presença do marido, o urologista Wilson Freire de Sousa, e dos filhos. O anestesista e médico do trabalho Arlindo Antonio Cerqueira e Silva recebeu o Diploma pelas mãos da esposa Maria Cristina e do filho Gustavo Cerqueira e Silva, ambos também médicos.
A primeira solenidade do CRM-PR ocorreu no dia 7 de outubro e teve a diplomação dos médicos formados há 50 anos pela Evangélica, Católica e Universidade Estadual de Londrina. A terceira e última será no dia 21, alcançando profissionais graduados em escolas de outros Estados e que vieram atuar no Paraná.