A partir do dia 23 de novembro, o Museu Oscar Niemeyer apresentará ao público uma imersão no mundo da portuguesa Joana Vasconcelos, reconhecida pelas esculturas monumentais. “Extravagâncias” é a maior exposição individual da artista no Brasil, com estratosféricas dimensões (aproximadamente 7 metros de altura e mais de 20 metros de comprimento), as obras misturam tecidos e crochê de lã feitos à mão, suspensos em cabos de aço, numa única peça.
“Estou muito feliz por voltar ao Brasil e poder reunir a minha última ‘Valquíria (Miss Dior)’ com a que criei para o Matarazzo em 2014, num diálogo muito interessante não só entre as duas obras, mas também com a arquitetura do Museu. Concebi ainda, especialmente para o MON e pela primeira vez na minha carreira, uma mostra de maquetes que vai permitir explorar a ligação da obra de arte com o espaço e a arquitetura, uma ideia que surgiu a partir do privilégio que é expor no ‘olho’ do Niemeyer” declara a artista plástica Joana Vasconcelos.
O curador da mostra, o francês Marc Pottier, afirma que “Extravagâncias”, de Joana Vasconcelos, transcende o barroco e o kitsch. “É uma obra que desafia todas as tendências artísticas e quebra a monotonia de uma estética”, diz o curador.
Além do olho e da rampa do Museu, o trabalho da artista também ocupará os andares da torre e da Araucária, onde o público poderá ver obras como “Pantelmina”, “Big Booby”, maquetes dos icônicos “Solitário”, “Castiçais”, “Gateway”, “Bolo de Noiva”, “Máscara” e “Sapato”, além de outros painéis.
Serviço:
“Extravagâncias”, de Joana Vasconcelos
Abertura: 23 de novembro de 2023, às 19h
Até maio de 2024
Olho, rampa, torre e espaços Araucária 1 e 2