A maior exposição individual de Joana Vasconcelos no Brasil acontece no MON a partir deste mês

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
mon joana vasconcelos
Joana Vasconcelos, reconhecida pelas esculturas monumentais, expõe no MON, “Extravagâncias” (Foto: Divulgação).

A partir do dia 23 de novembro, o Museu Oscar Niemeyer apresentará ao público uma imersão no mundo da portuguesa Joana Vasconcelos, reconhecida pelas esculturas monumentais. “Extravagâncias” é a maior exposição individual da artista no Brasil, com estratosféricas dimensões (aproximadamente 7 metros de altura e mais de 20 metros de comprimento), as obras misturam tecidos e crochê de lã feitos à mão, suspensos em cabos de aço, numa única peça. 

“Estou muito feliz por voltar ao Brasil e poder reunir a minha última ‘Valquíria (Miss Dior)’ com a que criei para o Matarazzo em 2014, num diálogo muito interessante não só entre as duas obras, mas também com a arquitetura do Museu. Concebi ainda, especialmente para o MON e pela primeira vez na minha carreira, uma mostra de maquetes que vai permitir explorar a ligação da obra de arte com o espaço e a arquitetura, uma ideia que surgiu a partir do privilégio que é expor no ‘olho’ do Niemeyer” declara a artista plástica Joana Vasconcelos. 

O curador da mostra, o francês Marc Pottier, afirma que “Extravagâncias”, de Joana Vasconcelos, transcende o barroco e o kitsch. “É uma obra que desafia todas as tendências artísticas e quebra a monotonia de uma estética”, diz o curador.

Além do olho e da rampa do Museu, o trabalho da artista também ocupará os andares da torre e da Araucária, onde o público poderá ver obras como “Pantelmina”, “Big Booby”, maquetes dos icônicos “Solitário”, “Castiçais”, “Gateway”, “Bolo de Noiva”, “Máscara” e “Sapato”, além de outros painéis.

Serviço:

“Extravagâncias”, de Joana Vasconcelos

Abertura: 23 de novembro de 2023, às 19h

Até maio de 2024

Olho, rampa, torre e espaços Araucária 1 e 2

www.museuoscarniemeyer.org.br

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.