Abertura da oficial da 40ª Oficina de Música de Curitiba lota Guairão; confira como foi a apresentação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da redação

Abertura da oficial da 40ª Oficina de Música de Curitiba lota Guairão; confira como foi a apresentação
Abertura da 40ª edição da Oficina de Música de Curitiba no Teatro Guaíra. (Foto: Hully Paiva/SMCS)

A abertura da 40a Oficina de Música de Curitiba, nesta quarta-feira (25), que também comemora os 330 anos de Curitiba e os 50 anos da Fundação Cultural de Curitiba, lotou o Teatro Guaíra. Com a regência do maestro Abel Rocha, o concerto teve participação do pianista Arnaldo Cohen que se apresentou acompanhado da Camerata Antiqua de Curitiba. Solistas do Teatro Colón, da Argentina, também foram o destaque da noite. Depois de uma abertura dedicada à música erudita, Vanessa da Mata e Orquestra à Base de Corda abrirá a programação de shows de MPB na 40ª Oficina de Música de Curitiba, nesta quinta-feira (26), no Guairão. Os ingressos estão esgotados, mas muitas atrações estarão movimentando a cidade nos próximos dias.

Assista ao vídeo:

O prefeito Rafael Greca assistiu ao concerto e comentou sobre as participações especiais.

“Nós trouxemos o brilhante pianista Arnaldo Cohen, que veio dos Estados Unidos, onde vive, e solistas do Teatro Colón, de Buenos Aires, para tocar com os grandes músicos da Camerata Antiqua de Curitiba. Nos próximos dez dias, a cidade estará repleta de harmonias. Quem está em casa, venha usufruir das alegrias da música”, conclamou o prefeito.

Abertura da oficial da 40ª Oficina de Música de Curitiba lota Guairão; confira como foi a apresentação
Prefeito Rafael Greca, acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone, participou da abertura da 40ª edição da Oficina de Música de Curitiba no Teatro Guaíra. (Foto: Hully Paiva/SMCS)

Arnaldo Cohen foi o primeiro a se apresentar junto com a orquestra, tocando o Concerto para piano nº 1 em Sol menor, de Felix Mendelssohn Bartholdy (1809-1847). O virtuosismo do pianista empolgou a plateia, que pediu bis sugerindo que ele tocasse uma peça de Frédéric Chopin. Cohen atendeu o pedido.

Abertura da oficial da 40ª Oficina de Música de Curitiba lota Guairão; confira como foi a apresentação
O Pianista Arnaldo Cohen na abertura da 40ª edição da Oficina de Música de Curitiba no Teatro Guaíra. (Foto: Hully Paiva/SMCS)

Pouco antes de entrar no palco, o pianista comentou sobre a oportunidade de se apresentar na Oficina de Música. “A gente tem que ser grato à vida por fazer o que gosta e poder dividir com uma plateia bonita como essa. Eu diria que é um ato de amor e de comunicação do que temos para dar, criando essa empatia, que é o que está faltando muito nos dias de hoje”, disse. 

Celebridades Argentinas

O repertório seguiu com a Sinfonia Concertante em Mi bemol Maior, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), executada por um quarteto de sopros formado pelos brasileiros Cássia Carrascoza (flauta) e Ronaldo Pacheco (fagote) e pelos argentinos Michele Wong (oboé) e Fernando Chiappero (trompa).

Para o trompista, que vem para a Oficina de Música como professor pela terceira vez, o festival curitibano é um dos mais importantes do Brasil e uma referência para jovens músicos argentinos, que sempre participam dos cursos. “Para mim é um prazer enorme vir para Curitiba fazer aulas e tocar com amigos”, revelou.

A soprano do famoso teatro da Argentina, Jaquelina LIvieri, acompanhada de coro e orquestra da Camerata, finalizou o programa da noite, cantando o Laudate Pueri Dominum, de Georg Friedrich Händel (1685-1759). O público aplaudiu a solista, considerada a mais importante cantora lírica da Argentina, que venceu importantes concursos internacionais e já acompanhou o célebre tenor José Carreras.

Público entusiasmado

O público deixou o teatro empolgado. “Foi uma apresentação linda”, disse a professora de música Celina Mayer, de Curitiba. “Já participei de algumas oficinas como aluna e agora sempre acompanho a programação”, contou. Celina, moradora do Jardim das Américas, estava acompanhada da filha, Flávia, e da amiga Margarida da Costa, que se matriculou no curso de história da música. “Estudei piano por muitos anos e adoro vir na Oficina”, completou Flávia.

Os irmãos Nathália e Jonathas Thans de Oliveira estavam entre os muitos jovens da plateia que apreciaram o concerto. “Estamos habituados a ouvir música erudita desde criança. Gostamos muito dos argentinos convidados. A soprano foi maravilhosa”, avaliou Jonathas. Natália contou que é a segunda vez que assistem à programação da Oficina de Música. “É preciso ter mais incentivo entre os jovens. Há muita curiosidade que precisa ser despertada. Por isso, festivais como a Oficina de Música são muito importantes”, destacou.

Considerada um dos mais importantes festivais de formação e aperfeiçoamento musical da América Latina, a Oficina de Música de Curitiba está apenas começando. Até 5 de fevereiro a cidade será tomada por uma programação intensa de mais de 200 shows e concertos, nos teatros, espaços culturais, oratórios e igrejas, em parques e palcos itinerantes. Na sede da PUC-PR estão sendo realizados 90 cursos, com 1.300 alunos inscritos.

Entre as autoridades, além do prefeito Rafael Greca, estiveram na abertura da 40ª Oficina de Música de Curitiba a primeira-dama, Margarita Sansone; o vice-prefeito de Curitiba e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila; e a secretária municipal de Comunicação Social, Cínthia Genguini.

Vanessa da Mata e Homenagem a Waldyr Azevedo

A cantora mato-grossense Vanessa da Mata fez uma inédita apresentação com a orquestra de cordas formada por músicos curitibanos e mantida pela Fundação Cultural de Curitiba. Com direção de João Egashira, os sucessos da cantora ganharam arranjos especiais para este concerto. No repertório estão alguns de seus maiores hits: Boa sorte, Não me deixe só e Amado.

Confira outras atrações:

Música do Mercosul

A programação de recitais e concertos na Capela Santa Maria começa com o concerto  Mercosul Cultural , que tem como solista convidada a soprano argentina Jaquelina Livieri, do Teatro Colón de Buenos Aires. Jaquelina estará acompanhada do trio formado por Jairo Wilkens (clarinete), Alex Sanchez (fagote) e Clenice Ortigara (piano).

“O repertório é uma celebração da música latino-americana, com primazia dos compositores argentinos”, adianta a pianista Clenice Ortigara. O grupo apresentará obras do brasileiro Heitor Villa-Lobos, do cubano Paquito D’Rivera e dos argentinos Astor Piazzolla, Andrés Gaos, Bruno Videla e Alberto Ginastera. O concerto faz também uma homenagem póstuma a Edino Krieger, um ícone da música brasileira erudita, que morreu em 2022. De Krieger, a cantora argentina interpretará a canção “Tu e o Vento”.

Shows gratuitos no Teatro Leon Jacques

Também na quinta-feira (26/1), às 19h30, Gabriel Schwartz dá início à série de pocket shows com entrada grátis que a 40ª Oficina de Música programou para o Teatro Cleon Jacques, no  Memorial Paranista . O multi-instrumentista e cantor lança seu álbum “Solo” trazendo ao público repertório eclético, composto de composições próprias e interpretações. Entre canções e músicas instrumentais, Gabriel conduz sua apresentação construindo arranjos ao vivo e fazendo solos de flauta, saxofone, voz e violão/baixo de 8 cordas. Memorial Paranista

Na sexta-feira (27), o espaço receberá o violonista João Camarero; no sábado (28), a cantora e compositora Thais Morell; e no domingo (29), a tradicional noite de choro com os professores da Oficina. Na próxima semana, o Cleon Jacques será o palco das violas, com a apresentação de Roberto Corrêa, terá o show de Rubia Divino, encerrando com o lançamento do CD “Chico Mário em todo canto”, com Karina e Marcos Souza.

Confira a programação desta quinta-feira

19h – Capela Santa Maria –  Concerto Mercosul Cultural . Soprano convidada: Jaquelina Livieri (Argentina). Ingressos: R$ 35 e R$ 17,50 (à venda no site minhaentrada.com)

19h30 – Teatro Cleon Jacques, Memorial Paranista –  Gabriel Schwartz , lançamento do álbum “Solo”. Gratuito

20h – Guairão – Orquestra à Base de Corda convida Vanessa da Mata. Homenagem a Waldir Azevedo com a participação da Orquestra de Câmara de Curitiba. Ingressos esgotados

Realizadores e apoiadores

A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura, Governo Federal, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição. Também apoiam o evento: Camões – Centro Cultural Português, Embaixada de Portugal no Brasil, Teatro Colón, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Sistema Fiep/Sesi Cultura, Família Farinha, Hard Rock Cafe Curitiba, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Teatro Regina Casillo e Bicicletaria Cultural.
Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

[instagram-feed

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.