Abrir um negócio requer mais do que planejamento e expertise. Leia na coluna de Ingrid Moskalewski

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Ingrid Moskalewski: é preciso planejamento, expertise e ousadia para abrir um negócio (Foto: Divulgação)

Se você está pensando em abrir seu negócio ou reinventar o formato do seu negócio atual, alguns pontos importantes devem ser observados com atenção. Abrir um negócio requer mais do que planejamento e expertise, é preciso também uma boa dose de ousadia!

O mundo do varejo está cada vez mais dinâmico com todas as dificuldades de planejamento e compras de insumos e materiais trazidos pela pandemia, o que tem dilatado prazos e tornado inviável uma gestão pouco organizada. Por isso, é necessário ter não somente um bom planejamento, mas também uma boa dose de ousadia quando o assunto é vendas de produtos e serviços.

Primeiro é necessário conhecer bem o seu potencial e a sua concorrência, observar qual é o nicho de atuação ocupado por eles e como você poderá diferenciar o seu negócio, seja através de um produto muito melhor ou muito mais atualizado em termos de tecnologia ou então com um serviço que ainda não é oferecido. Dia a dia aparecem inovações de pessoas que pensam a operação detalhe a detalhe e descomplicam processos e melhoram a experiência do cliente nessas horas é que a ousadia faz a diferença!

A estratégia de produto e preço irá impactar diretamente no seu resultado final da operação, pois o consumidor está cada vez com mais condições de pesquisas e comparações de produtos sem sair de casa e  só irá pagar mais se ele enxergar algum ganho extra, seja ele um serviço, um produto diferenciado, ou ainda uma facilidade de prazo. É muito importante criar uma escala de preços que atenda o desejo básico dos clientes, chamado o coração da gama, que é onde os clientes realizam 80% das compras. Nestes produtos é importante balizar por valores de mercado. Já em produtos com um diferencial de design ou super premium o céu é o limite, podendo ser produzidos sob demanda e com prazo de entrega acessível que atenda seu cliente.

Sempre defendo que o que é o básico bem feito não é tão simples de realizar, por isso, há que se treinar muito bem a equipe comercial, ter pessoas engajadas e atentas ao cliente é fundamental! Muitos clientes visitam sempre os mesmos estabelecimentos porque se sentem acolhidos e bem atendidos por colaboradores que, além de conhecedores dos produtos, conhecem o estilo de cada cliente e a maneira que gostam de ser tratados. O bom atendimento é muitas vezes fator decisivo de compra!

Esteja pronto para o dia a dia da operação onde você verá a experiência do cliente acontecendo,  pois nem tudo pode ser previsto e calculado. Novidades e necessidades de ajuste fino irão surgir e nesse momento deve-se agir rápido para que seu cliente retorne e indique novos clientes.

O seu negócio irá se diferenciar da maioria dos demais concorrentes a partir de todos esses fatores ou claro o conjunto de fatores: qualidade, variedade de produtos ou curadoria, serviço complementar ou ainda pelo seu excepcional atendimento especializado! isso sem duvida irá fazer com que os clientes busquem a sua marca e não fiquem com dúvida em que loja buscar. 

Contato: IM Consultoria – im.consultoracomercial@gmail.com

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