Jantar solidário reúne 200 pessoas no Complexo de Segurança Alimentar Patrícia Casillo em Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Jantar solidário organizado pelo advogado João Casillo reúne 200 pessoas no Complexo de Segurança Alimentar em Curitiba
O advogado e cônsul honorário da Bélgica João Casillo, que organizou a ação. (Foto: Hully Paiva)

Uma ação social, na noite deste domingo (17), reuniu cerca de 200 pessoas para um jantar na Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo, espaço que integra o Complexo de Segurança Alimentar no viaduto do Capanema, mantido pela prefeitura de Curitiba.

A ação foi organizada pelo advogado e cônsul honorário da Bélgica João Casillo e contou com diversas instituições parceiras. Casillo é pai da advogada Patrícia Casillo, que faleceu em janeiro e dá nome ao espaço. “O prefeito teve a delicadeza extrema de dar a este local o nome de uma filha que eu perdi, então nós queremos estar aqui sempre presentes. A intenção é atender as pessoas. Neste sentido, tenho provocado outras pessoas a participar, com aquilo que puderem”, conta ele.  

No cardápio, sopa de carne com legumes, croutons de pães para acompanhar, suco natural de fruta e sobremesa. O Consulado Honorário do Reino da Bélgica doou os insumos e a produção da comida ficou a cargo dos voluntários da ONG Jabra, que já desenvolvia um trabalho social no Japão, em asilos e orfanatos, e que há cerca de cinco anos começou a atender no Brasil. Em Curitiba, além do Mesa Solidária, a ONG é parceira da prefeitura em outros três projetos sociais.

O chefe de cozinha Rafael Aparecido Utimura, especialista em gastronomia social e também é vice-presidente da Jabra, explica que trabalha conceitos de zero desperdício de alimentos. “Quero retribuir as oportunidades que recebi na vida e demonstrar minha gratidão ajudando outras pessoas que precisam, assim como eu precisei um dia”, contou Utimara.

Jantar solidário organizado pelo advogado João Casillo reúne 200 pessoas no Complexo de Segurança Alimentar em Curitiba
A médica endocinologista Angela Casillo, filha de João Casillo, participou da ação. (Foto: Hully Paiva)

O cardápio contou também com a contribuição do Lucca Café, que, além de ofertar quatro vagas de seu curso de Panificação Artesanal para voluntários do Mesa Solidária, doou toda a produção de pães das aulas para servir como acompanhamento no jantar.

Comer com dignidade

Anderson de Lima Conde, 39 anos, que está em situação de rua há cerca de sete anos, destaca a organização e conservação do local. “Aqui é cuidado e organizado. A gente se sente bem, come com dignidade. Essa é a terceira vez que venho aqui”, disse Conde.

Grávida de quase nove meses e acompanhada de cinco filhos, Marisonia de Fátima Souza Nascimento, 26 anos, diz que a iniciativa tem ajudado bastante a família. “Eu trabalho com recicláveis e pago aluguel, então não é fácil alimentar todos. Agora vou tranquila para casa, todos estão bem e prontos para descansar”, disse ela.

Mesa Solidária

O Mesa Solidária é uma ação conjunta de órgãos da prefeitura, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Fundação de Ação Social e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem locais e apoio logístico, com entidades parceiras (instituições religiosas, ONGs e movimentos de ajuda às pessoas em situação de rua), que adquirem, preparam e servem os alimentos.

Segundo a coordenadora técnica do Departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional, Morgiana Maria Kormann, hoje o Mesa Solidária conta com cerca de 54 instituições sociais parceiras que produzem as refeições dentro dos espaços disponibilizados pela prefeitura.

As refeições do programa são servidas na Escola de Segurança Alimentar Patricia Casillo (Viaduto do Capanema), no Restaurante Popular da Praça Rui Barbosa (Centro) e no Mesa Solidária Luz dos Pinhais, atrás da Catedral (Centro).

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.