Acordo entre TIM Brasil e chinesa Huawei fará de Curitiba a primeira ‘Cidade 5G’ do país

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Cao Ming, presidente da Linha de produtos LTE da Huawei (à esq.), e Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil, firmaram o acordo de colaboração nesta quarta-feira (02) em Barcelona. (Fotos: Divulgação/TIM Brasil)

Curitiba será a primeira capital brasileira a receber o projeto Cidade 5G, parceria da TIM Brasil com a chinesa Huawei, para desenvolver uma série de soluções para testes na rede 5G. O acordo de colaboração foi firmado nesta quarta-feira (2) durante o Mobile World Congress, em Barcelona, na Espanha. A parceria prevê o desenvolvimento do projeto “Cidade 5G”, iniciativa que pretende trabalhar o conceito de cidade inteligente a partir da implementação de redes 5G, com foco na evolução da tecnologia, no monitoramento de redes e no aperfeiçoamento da experiência do usuário. O acordo é válido por dois anos, podendo ser prorrogado e os primeiros testes devem ser finalizados até dezembro de 2023.

A cooperação entre as duas companhias permitiu a ampliação e a implementação de redes 2, 3, 4 e 5G. Ambas são responsáveis pela construção da maior rede baseada em mMIMO (massive MIMO) do mundo, um recurso que amplia o alcance da transmissão de sinais, utilizando uma grande quantidade de antenas, e que auxiliam na entrega de dados com mais qualidade. Para o projeto Cidade 5G, a rede mMIMO poderá ajudar a atingir as mais altas velocidades do 5G com baixíssima latência, um dos diferenciais da próxima tecnologia de redes móveis.

Para o CTIO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, o movimento faz parte de uma estratégia consolidada da operadora para a expansão do serviço 5G e de torná-la uma das principais operadoras móveis no mundo. “O projeto Cidade 5G é um desdobramento do trabalho de sucesso realizado pela TIM, em parceria com a Huawei, para implementação de redes 5G no Brasil. Estamos muito satisfeitos em construir, em Curitiba, um projeto que pode ter grande impacto para o desenvolvimento econômico para todo o país”, afirmou o executivo.

O projeto “Cidade 5G” consiste na implementação de uma ampla cobertura 5G para a cidade. Um dos objetivos é, além de monitorar a rede, mapear oportunidades para aprimorar a experiência dos usuários por meio do desenvolvimento de equipamentos e soluções sustentáveis, de baixo consumo de energia e custo, e que mantenham a alta qualidade de entrega de serviços.

LEIA TAMBÉM:

“Estamos muito felizes em levar a Curitiba nosso projeto de parceria com a TIM, para desenvolvimento de uma rede 5G de alto nível. Nosso propósito é manter a operadora em uma posição de liderança global para o desenvolvimento de redes 5G. Acredito que este será mais um projeto de sucesso na história das empresas para as telecomunicações brasileiras”, afirmou o diretor de vendas da Huawei, Gustavo H. Nogueira.

A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação e atua em mais de 170 países. Presente no Brasil há 24 anos, a empresa é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio de parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.