Da Redação
Curitiba será a primeira capital brasileira a receber o projeto Cidade 5G, parceria da TIM Brasil com a chinesa Huawei, para desenvolver uma série de soluções para testes na rede 5G. O acordo de colaboração foi firmado nesta quarta-feira (2) durante o Mobile World Congress, em Barcelona, na Espanha. A parceria prevê o desenvolvimento do projeto “Cidade 5G”, iniciativa que pretende trabalhar o conceito de cidade inteligente a partir da implementação de redes 5G, com foco na evolução da tecnologia, no monitoramento de redes e no aperfeiçoamento da experiência do usuário. O acordo é válido por dois anos, podendo ser prorrogado e os primeiros testes devem ser finalizados até dezembro de 2023.
A cooperação entre as duas companhias permitiu a ampliação e a implementação de redes 2, 3, 4 e 5G. Ambas são responsáveis pela construção da maior rede baseada em mMIMO (massive MIMO) do mundo, um recurso que amplia o alcance da transmissão de sinais, utilizando uma grande quantidade de antenas, e que auxiliam na entrega de dados com mais qualidade. Para o projeto Cidade 5G, a rede mMIMO poderá ajudar a atingir as mais altas velocidades do 5G com baixíssima latência, um dos diferenciais da próxima tecnologia de redes móveis.
Para o CTIO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville, o movimento faz parte de uma estratégia consolidada da operadora para a expansão do serviço 5G e de torná-la uma das principais operadoras móveis no mundo. “O projeto Cidade 5G é um desdobramento do trabalho de sucesso realizado pela TIM, em parceria com a Huawei, para implementação de redes 5G no Brasil. Estamos muito satisfeitos em construir, em Curitiba, um projeto que pode ter grande impacto para o desenvolvimento econômico para todo o país”, afirmou o executivo.
O projeto “Cidade 5G” consiste na implementação de uma ampla cobertura 5G para a cidade. Um dos objetivos é, além de monitorar a rede, mapear oportunidades para aprimorar a experiência dos usuários por meio do desenvolvimento de equipamentos e soluções sustentáveis, de baixo consumo de energia e custo, e que mantenham a alta qualidade de entrega de serviços.
LEIA TAMBÉM:
- Moda paranaense perde Jefferson Kulig; designer inovou o cenário fashion brasileiro
- Educação é o tema da Campanha da Fraternidade 2022 lançada pela CNBB nesta quarta-feira
“Estamos muito felizes em levar a Curitiba nosso projeto de parceria com a TIM, para desenvolvimento de uma rede 5G de alto nível. Nosso propósito é manter a operadora em uma posição de liderança global para o desenvolvimento de redes 5G. Acredito que este será mais um projeto de sucesso na história das empresas para as telecomunicações brasileiras”, afirmou o diretor de vendas da Huawei, Gustavo H. Nogueira.
A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação e atua em mais de 170 países. Presente no Brasil há 24 anos, a empresa é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio de parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: