O advogado paranaense José Augusto Araújo de Noronha, ouvidor-geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ex-presidente da OAB Paraná, conduziu, nesta sexta-feira (3), o 5º Colégio de Ouvidores da OAB.
O evento, realizado em Natal (RN), reuniu ouvidores das seccionais da Ordem para troca de experiências e alinhamento de ações. Também houve apresentação de dados e sugestões de novos procedimentos a serem adotados pelas ouvidorias da OAB nas seccionais e no Conselho Federal.
Outra pauta do encontro foi feita a apresentação do fluxograma da Ouvidoria da Mulher no âmbito do Conselho Federal, com sugestões para as seccionais. No Conselho, são realizadas medidas como a escuta sob perspectiva de gênero, com atendimentos realizados por telefone e presencialmente; acolhimento dos atendimentos presenciais, boa interlocução com órgãos internos, com a promoção de palestras sobre o funcionamento do sistema de Ouvidoria e informações sobre benefícios assistenciais concedidos pela Caixa de Assistência.
Noronha chamou a atenção para o papel do setor para atender as demandas da advocacia. “A Ouvidoria é a primeira porta dos advogados e da sociedade com a nossa instituição para que possamos, entre tantas tarefas, corrigir os rumos, apontar caminhos e colaborar com a Ordem como um todo”, afirmou.