O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, terá voos entre Curitiba e Lima, no Peru, a partir do dia 28 de outubro. As vendas das passagens começam nos próximos dias.
Com o novo itinerário, o aeroporto passará a contar com seis rotas internacionais com e sem escalas: Curitiba-Montevidéu (Uruguai), pela Azul; Curitiba-Santiago, pela Latam; Curitiba-Buenos Aires, pela Gol; Curitiba-Buenos Aires pela Aerolineas Argentinas; Curitiba-Santiago e Curitiba-Buenos Aires, ambas pela JetSmart.
“O Paraná vem se destacando no turismo, seja no lazer ou nos negócios. Por isso o voo Curitiba-Lima é tão importante, conectando mais um país ao estado”, afirma o governador Ratinho Júnior.
O voo entre as capitais paranaenses e peruana deve transportar até 43 mil passageiros por ano e será operado sempre às segundas, quintas-feiras e sábados com duração média de cinco horas.
“Essa conexão direta facilita ainda mais o acesso de turistas do Peru ao Paraná”, destaca Márcio Nunes, secretário estadual do Turismo.
Mesmo sem conexão aérea direta, o Paraná registrou a entrada de 7.967 turistas do Peru em 2023, de acordo com dados da Embratur. No Brasil, a Latam opera outros três voos para Lima, partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.