Após o sucesso de público e de crítica alcançados em 2014, 2015 e 2016 e na remontagem em 2023, o espetáculo “AmorexiA – Tragédia Musical num Cabaré” volta ao cartaz em Curitiba, abrindo a programação do edital de Fomento e difusão em Teatro da Fundação Cultural de Curitiba. O edital, que começa no dia 30 de maio deste ano e vai até 2025, contempla companhias teatrais locais com trabalhos significativos na cidade.
A nova temporada no Teatro Novelas Curitibanas-Claudete Pereira Jorge será de duas semanas e terá uma sessão com tradução em libras no dia 31 (sexta-feira). Após as apresentações, haverá um bate-papo com duração de até 30 minutos com a plateia. A entrada é gratuita, porém o público deve chegar pelo menos uma hora antes ao teatro para adquirir a senha de acesso.
A montagem da Thadeu Peronne Produções Artísticas celebra dez anos. Sua remontagem, em 2023, fez parte da programação da 1ª Mostra de Processos Criativos Artísticos do Coletivo Adega Teatral.
A peça, baseada nos textos curtos do dramaturgo Douglas Daronco, traz uma vitrine das singularidades do amor. As personagens expõem seus conflitos internos e externos de tal maneira que não há espaço para julgamentos – apenas reflexões. Ambientada num imaginário cabaré decadente, que resiste à especulação imobiliária, Amorexia é uma tragicomédia que envolve alegria, humor, desejo e horror.
A atmosfera da peça é inspirada nos antigos cabarés e traz referências do Teatro de Vaudeville, Circo de Horror e Surrealismo, propondo ao espectador uma reflexão sobre a arte e a vida humana. Através dessa criação artística, o espetáculo aborda questões contemporâneas de extrema importância para a sociedade, tais como a solidão, a depressão, o alcoolismo e o abuso moral e sexual. Como contraponto a essas questões, o espetáculo também envolve o humor, a música e o prazer, característicos da linguagem queer.
A remontagem reúne o elenco original formado pelos atores Marvhem HD, cuja rara voz de contratenor interpreta genuínas canções dos antigos cabarés brasileiros, a atriz curitibana Ana Paula Taques e o ator Thadeu Peronne, que também dirige e produz o espetáculo.
Serviço:
30 de maio até 09 de junho. Quinta a domingo, 20h.
Sessão com intérprete de Libras: 31 de maio (sexta-feira), 20h.
Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222.- São Francisco
Entrada franca.
Ingressos distribuídos uma hora antes das apresentações. Sujeito à lotação.
Tempo de duração do espetáculo: 60 minutos
Classificação etária: 14 anos