Aniversário de 20 anos do MON é celebrado com concerto da Orquestra Sinfônica e exposição coletiva de artistas do Paraná

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Aniversário de 20 anos do MON é celebrado com concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná e exposição coletiva de artistas do estado
Beatriz Yunes (à esq.), patrona do MON e doadora da coleção de arte africana, a diretora-presidente Juliana Vosnika e o embaixador Fausto Godoy, doador da coleção asiática. (Fotos: Kraw Penas)

Um concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná deu início na noite desta quinta-feira (01) à comemoração pelos 20 anos do Museu Oscar Niemeyer. O concerto, regido pelo maestro Alexandre Brasolim, foi no vão-livre do museu. O evento também marcou o lançamento da instalação Terzo Paradiso, exposição coletiva de 60 artistas, no gramado frontal do MON.

Curadores, artistas, autoridades, patronos, patrocinadores e parceiros do museu participaram da cerimônia. “O MON foi apontado pelos visitantes como o quinto mais importante do Brasil e está entre os museus mais impactantes do mundo pelo ranking da BBC Culture”, destacou a diretora-presidente da instituição, Juliana Vosnika, que lembrou também que o museu foi destaque durante mais de cinco anos na revista de arte Newspaper com as exposições mais visitadas do mundo.

Juliana disse que há muito a comemorar nesse período, especialmente no pós-pandemia. “Em 2019 tivemos 380 mil visitantes. Depois de dois anos difíceis para todos nós, em 2022 vamos bater recorde de público”, comemorou. Ela disse ainda que nessas duas décadas o MON conseguiu consolidar um acervo de mais de 14 mil obras de arte, quintuplicado nos últimos anos.

Aniversário de 20 anos do MON é celebrado com concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná e exposição coletiva de artistas do estado
A superintendente geral da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira (de rosa), Juliana Vosnika, Ilana Lerner Hoffmann, filha do ex-governador Jaime Lerner, e o secretário da Comunicação e Cultura do estado, João Evaristo Debiasi. (Fotos: Antonio More)

A superintendente-geral da Cultura do estado, Luciana Casagrande Pereira, pediu uma salva de palmas aos arquitetos Oscar Niemeyer e Jaime Lerner, responsáveis, respectivamente, pelo projeto arquitetônico do edifício e pela idealização do museu há 20 anos. Presidente da Associação Amigos do MON, ela destacou o papel do espaço cultural como catalisador das várias manifestações artísticas e a valorização da arte paranaense. “A mistura de tudo isso é o que torna o MON tão vibrante, tão interessante e tão atraente aos olhos dos espectadores de todas as idades”, afirmou.

Após homenagens aos patronos e patrocinadores do MON, os participantes do evento conheceram, em primeira mão, a exposição coletiva “Terzo Paradiso”, que tem curadoria de Marc Pottier e produção de Consuelo Cornelsen. A mostra reúne 60 artistas paranaenses ou que possuem fortes ligações com o Paraná. A exposição pode ser vista pelo público no gramado frontal do museu a partir desta sexta-feira (02). Depois, ela irá para o vão-livre do MON, onde permanecerá entre 9 de dezembro a 29 de janeiro de 2023.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.