O apartamento de dois dormitórios tem sido o tipo de imóvel mais buscado em Curitiba, segundo os dados mais recentes do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), integrante do Sistema Secovi-PR. O índice de Venda de Usados Sobre Oferta (VUSO) foi de 8,8% neste tipo de imóvel. Em seguida, os apartamentos com um e três dormitórios dão sequência nas tendências do mercado imobiliários com VUSO de 7,4% e 6,5%, respectivamente.
Comparado aos anos anteriores, é possível observar a curva crescente na compra da residência líder atualmente. Em 2022, as plantas com dois quartos levavam, em média, 149 dias para serem vendidas, já em 2023, o tempo médio passou para 159 dias. Em comparação ao mesmo período de 2024 esse período teve uma queda para 109 dias, ou seja, um aumento de 31,4% na velocidade de venda. “O comportamento do consumidor já pode ser considerado uma tendência para a capital paranaense e os levantamentos apresentam algo cada vez mais consolidado nesse sentido”, pondera Luciano Tomazini, presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR.
Em relação ao índice geral, o VUSO residencial foi de 5,1% no mês de abril, número mais recente da pesquisa, e teve um crescimento em relação ao mês anterior foi de 0,2 pontos percentuais (p.p.). “Desde o início de 2024 é possível observar o mercado de vendas em alto patamar, já que a média trimestral de 2024 foi de 4,9%, um percentual muito próximo de 2023, que foi de 5,1%”, completa o presidente do Inpespar.
Outro dado relevante que favorece o mercado em alta é o ticket médio, índice que mensura a valorização dos imóveis na capital paranaense, que teve uma queda de 4,8% em comparação ao mês de março. O valor médio na venda de imóveis residenciais foi de R$ 429.610, já em março de 2024, essa média foi de R$ 451.294. Além do ticket médio, a forma de pagamento reflete diretamente na disponibilidade de crédito no mercado. Em 2024, a média trimestral do financiamento foi de 70,2% e superou em 4,5 p.p. o mesmo período de 2023, que registrou 65,7%. “Índices como forma de pagamento, valor do ticket médio e a curva crescente nas negociações de vendas dos imóveis são fatores expressivos para o consumidor que pretende adquirir um imóvel. A tendência é que o mercado continue com esse reflexo um bom momento para quem deseja adquirir casa própria e também para investidores do setor”, avalia Josué Pedro de Souza, vice-presidente de Lançamentos e Comercialização Imobiliária do Secovi-PR.
Bairros mais procurados – Entre os sete bairros mais procurados para negociações de imóveis residenciais, o Centro lidera a lista com 6,5%. Logo em seguida, estão Água Verde (5,2%), Campo Comprido e Portão (4,8% cada). Para finalizar a lista das regiões mais buscadas estão Boa Vista (4,4%), Cajuru e Santa Cândida (4,0% cada).