A Archello, plataforma para arquitetura e design que está presente em vários continentes do mundo, elegeu os 25 melhores escritórios de arquitetura do Brasil. A seleção, com curadoria da equipe editorial da plataforma, é baseada na combinação do número de projetos apresentados e das visualizações que eles geraram.
A Archello considerou os escritórios que, segundo eles, fazem parte do renascimento arquitetônico do país. Nesta lista, apenas um escritório da região Sul do Brasil, o Arquea Arquitetos, de Curitiba, que foi responsável pelos projetos da Simões de Assis Galeria de Arte e do escritório Olist Champagnat. Veja o que o plataforma falou sobre o escritório Arquea Arquitetos: “A Arquea Arquitetos, fundada pelos arquitetos Bernardo Richter, Fernando Caldeira de Lacerda e Pedro Amin Tavares em 2008, visualiza a arquitetura como uma força transformadora e unificadora. Rejeitando padrões rígidos, a Arquea vê a arquitetura como uma mistura de conhecimento técnico e profunda sensibilidade, sempre adaptada ao seu contexto único. O trabalho do escritório visa ressoar com as pessoas, narrar suas histórias e priorizar a sustentabilidade e a harmonia com o entorno. Cada projeto da Arquea, seja mobiliário, edificação ou estudos urbanos, contribui para um repertório em evolução, ampliando sua perspectiva sobre a vida, as pessoas e suas necessidades. Este acúmulo de experiências capacita a Arquea a imaginar um futuro que evolui continuamente, resultando em uma arquitetura profundamente enraizada em sua época, inspirando liberdade, relacionamentos e emoções, transcendendo a mera forma para inaugurar novos modos de vida e narrativas”.
Veja a lista completa dos escritórios escolhidos neste link. Para a Archello, a arquitetura brasileira entrelaça sua extensa paisagem natural com herança, influências migrantes e modernismo. De caráter multifacetado, os arquitetos brasileiros atuais defendem o legado modernista com uma linguagem contemporânea que celebra o minimalismo, a inovação e o design ecologicamente consciente em resposta aos abundantes recursos naturais do país.