A Arquidiocese de Curitiba lançou, nesta quarta-feira (22), em coletiva de imprensa do arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, a Campanha da Fraternidade 2023, que tem como tema “Fraternidade e Fome”. Também participou do evento a coordenadora arquidiocesana da campanha na capital, Salete Bez.
É a terceira vez que a fome será tratada em uma Campanha da Fraternidade pela Igreja no Brasil. O tema foi inspirado pelo lema bíblico inspirador “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mateus 14,16).
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) chama a atenção que “a Campanha da Fraternidade é o modo brasileiro de celebrar a Quaresma”. O convite é para “viver a Quaresma à luz da Campanha da Fraternidade e viver a Campanha da Fraternidade em espírito de conversão pessoal, comunitária e social”.
Diante do agravamento da segurança alimentar e nutricional no contexto nacional, o tema foi escolhido logo depois do 18º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Recife, entre os dias 11 a 15 de novembro de 2022, sob o tema “Pão em Todas as Mesas”.
O Brasil voltou ao mapa da fome em 2015, um ano depois de ter saído segundo levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19, lançado em 2022, atualmente 33,1 milhões de brasileiros não têm garantida de sua alimentação.
“O voluntariado precisa ser proposto e reproposto, estimulado e renovado. Para o imediato, temos as iniciativas de solidariedade; para um horizonte mais alargado, temos a participação consciente em movimentos com inspiração do bem comum, ajudas concretas de reflexão para mudanças de vida. A fé inspira sensibilidade, solidariedade e compaixão”, declarou Dom José Antonio Peruzzo.
Salete Bez lembrou que, além da coleta de alimentos a ser realizada no dia 2 de abril, Domingo de Ramos, a Arquidiocese está lançando também o edital para o Fundo Diocesano de Solidariedade, para iniciativas de combate à fome. “Os projetos vão ser analisados pelo conselho gestor. Serão contemplados aqueles que estiverem de acordo com o edital e também a partir dos recursos que serão arrecadados no Domingo de Ramos, na coleta da solidariedade. Os grupos, pastorais e entidades podem inscrever seus projetos no sentido de combate à fome e de promoção humana, que são os objetivos da Campanha da Fraternidade deste ano”, confirmou.
O edital para inscrições de projetos está disponível no endereço http://arquidiocesedecuritiba.org.br/.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: