Arquitetos curitibanos assinam projeto do primeiro life center do Sul do Brasil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Rascunho automático
Manoel Doria e Manoel Felipe Doria são os responsáveis pela arquitetura do Pontal Shopping, localizado próximo ao Lago Guaíba, em Porto Alegre. (Foto: Divulgação)

Os arquitetos curitibanos Manoel Doria e Manoel Felipe Doria, da Doria + Arquitetos, assinam o projeto do Pontal Shopping, o maior life center do Sul do Brasil, que será inaugurado nesta quarta-feira (26), em Porto Alegre (RS). Localizado em uma região considerada polo econômico da capital gaúcha, em um terreno nas proximidades do Lago Guaíba, o Pontal Shopping possui uma arquitetura única no país, com 28 mil m² de ABL (Área Bruta Locável) e mais de 160 lojas. O empreendimento reúne também espaços de lazer e convivência, um mix diversificado para todos os estilos e promete ser o mais novo cartão postal de Porto Alegre.

Além do shopping, o complexo contará com hub da saúde do Hospital Moinhos de Vento, Hotel Double Tree By Hilton, centro de eventos, escritórios e será integrado a um parque criado no Guaíba. “O projeto está interligado às revitalizações da Nova Orla e prevê um fluxo de 40 mil pessoas”, afirma Manoel Doria, diretor da Doria + Arquitetos.

Arquitetos curitibanos assinam projeto do primeiro life center do Sul do Brasil
O empreendimento é o maior life center do Sul do Brasil e terá mais de 160 lojas, além de escritórios, hub da saúde, hotel e centro de eventos. (Foto: Divulgação)

O Pontal é um empreendimento multiuso e foi criado para ser um catalisador de reurbanização. O programa foi estabelecido por um embasamento de uso comercial e uma torre de uso misto, inseridos em um parque integralmente novo que margeia as águas do Rio Guaíba. O projeto incorpora elementos naturais do entorno por meio de floreiras que dialogam com o parque, da fachada que acompanha aos afastamentos naturais do rio, da permeabilidade visual constante em todas as circulações internas e de terraços elaborados estrategicamente para valorizar o pôr do sol.

No projeto, de aproximadamente 110 mil m², um dos polos atrativos principais acontece na alameda central, que divide o empreendimento no intuito de promover uma conexão direta da cidade com o rio. A área está protegida por uma cobertura envidraçada e, da escala do usuário, é possível ver a dinâmica dos pavimentos superiores, suas lojas, circulações e a praça de alimentação. Segundo Manoel Felipe Doria, a alameda serve como um convite para desbravar o espaço interno sem desassociar o meio urbano onde está inserida.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.