O artista curitibano Luiz Gustavo Vidal, conhecido por suas obras com o tema Mobilidade Urbana em múltiplas superfícies e mídias, vai representar o Paraná na Casa Brasil, no Parc La Villette, espaço dedicado ao Brasil durante os 17 dias das Olimpíadas, em Paris. Convidado pelo governo do estado, Sebrae e Embratur, ele terá como assistente o artista visual Luiz Lavalle Filho.
Vidal, além da pintura, pretende realizar uma performance através de óculos de realidade virtual, com a construção de uma escultura 100% virtual, para disponibilizá-la ao público em geral e posterior replicação desta em alguns pontos da capital francesa.
Ele propõe realizar uma pintura em duas telas de grandes dimensões, explorando a intersecção entre a arte e o movimento com elementos interativos e inovadores que evidenciam a cultura brasileira. Seu trabalho também poderá ser visto através de gravuras em linóleo confeccionadas no local.
Luiz Gustavo Vidal Pinto é advogado e começou na pintura acompanhado da mãe, Rosa Maria. Ele é diretor do Museu Casa Alfredo Andersen e do Centro Juvenil de Artes Plásticas.
A Casa Brasil fará parte de um espaço de cinco mil metros quadrados que receberá mais de 15 milhões de pessoas, entre torcedores, atletas, autoridades, celebridades e turistas. Expressões artísticas como música, gastronomia e artes visuais levarão as riquezas culturais do Brasil para a capital francesa, além de ser um ponto de encontro dos atletas e da torcida brasileira durante os 17 dias de competição – de 26 de julho a 11 de agosto.