Artista Juarez Machado recebe mais alta condecoração de cultura do governo francês

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
jm retrato
Além da pintura, Juarez Machado também é escultor, desenhista, caricaturista, ilustrador e cartunista. (Foto: Divulgação)

O artista brasileiro Juarez Machado vai receber das mãos do Cônsul Geral da França em São Paulo, Sr. Yves Teyssier d’Orfeuil, a condecoração da Ordre des Arts et des Lettres no grau de Chevalier, a mais alta honraria concedida pelo Ministério da Cultura da França. A cerimônia de entrega, restrita a convidados, acontecerá no Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville, na sexta-feira, dia 19 de janeiro. 

O presidente do Instituto Internacional Juarez Machado, Edson Busch Machado, irmão do homenageado, e Liliana Cabral, representante do artista, estarão recepcionando familiares, amigos e colecionadores convidados para a solenidade. 

A Ordem das Artes e das Letras é a mais importante homenagem concedida pelo Ministério da Cultura da França, e visa reconhecer as pessoas, francesas ou estrangeiras, que se distinguem pela sua criação no domínio artístico ou literário ou pela sua contribuição ao desenvolvimento das artes e das letras na França e no mundo.

Criada em 1957 a Ordem já reconheceu nomes como Akira Kurosawa, Bob Dylan, T.S. Eliot, Sean Connery, Mia Couto, entre outros. Juarez Machado, um dos poucos brasileiros a ser laureado, manteve durante mais de três décadas seu ateliê em Paris participando ativamente do movimento cultural nas comunidades francesas.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.