Artista paranaense é reconhecida em diversos países pela técnica de pintura em porcelana com ouro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
whatsapp image 2024 08 21 at 15.37.06 2
A artista plástica paranaense Clélia Almeida usa ouro na pintura das peças. (Foto: Divulgação)

A técnica de pintura em porcelana utilizada pela artista plástica paranaense Clélia Almeida vem chamando a atenção de alguns países. Ela se destaca na técnica de pintura em porcelana utilizando metais preciosos e já participou de exposições nos Estados Unidos, França, Itália, África, Índia e Hong Kong, entre outros países.

Formada na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, a artista, natural de Goioerê, na região Centro-oeste do estado, aprendeu a pintar em porcelana aos 14 anos, quando estudava em um colégio interno de Londrina. Ela se dedicou à arte, vindo anos depois a participar de exposições e concursos, mas foi após ser conhecida pelo artista português Manoel Pereira, hoje responsável por sua agenda, que ganhou reconhecimentos na Europa, Estados Unidos e Ásia.

452101055 18350962309119743 2724130872341931325 n
Cléia já expôs as peças, feitas à mão, na Feirinha do Largo da Ordem, no Centro Histórico de Curitiba. (Foto: Divulgação)

Em 2023, Clélia foi uma das artistas que participaram da primeira edição de uma coleção de livros sobre pintura em porcelana, lançada em Portugal.

Quando morou em Curitiba, há alguns anos, a artista chegou a vender suas peças na Feira do Largo da Ordem, mas agora, por serem objetos de alto valor, muitos acabam integrando sua coleção particular. “A pintura em porcelana é uma arte milenar na China e despertou meu interesse pela riqueza dos detalhes e a precisão dos traços em alto relevo que, ao receberem aplicação de ouro, deixam a obra ainda mais exclusiva”, diz Clélia.

whatsapp image 2024 08 21 at 15.37.09
As peças da artista já foram expostas na Europa, Estados Unidos e Ásia. (Foto: Divulgação)

Para os trabalhos que apresenta fora do país, ela realiza uma pesquisa de campo para que o desenho na peça em porcelana tenha relação com a cultura do local onde será exposta. Além disso, ministra workshops nas cidades onde são feitas as mostras para ensinar sua técnica.

Neste ano, Clélia participou da XVII Exposição Internacional e XLIV Exposição Nacional de Pintura Sobre Porcelana, no Rio de Janeiro. Ela ainda irá expor no “Expo Ipat Museum Convention”, em Grapevine, no Texas; No “ Salon International de la Peinture sur Porcelaine”, em Agde, na França, e na “⁠Inernational Porcelain Painting Art & Culture Show”, em Hong Kong, na China. Em 2025, Clélia será convidada de honra para uma exposição na França que reunirá artistas de vários países.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.