A técnica de pintura em porcelana utilizada pela artista plástica paranaense Clélia Almeida vem chamando a atenção de alguns países. Ela se destaca na técnica de pintura em porcelana utilizando metais preciosos e já participou de exposições nos Estados Unidos, França, Itália, África, Índia e Hong Kong, entre outros países.
Formada na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, a artista, natural de Goioerê, na região Centro-oeste do estado, aprendeu a pintar em porcelana aos 14 anos, quando estudava em um colégio interno de Londrina. Ela se dedicou à arte, vindo anos depois a participar de exposições e concursos, mas foi após ser conhecida pelo artista português Manoel Pereira, hoje responsável por sua agenda, que ganhou reconhecimentos na Europa, Estados Unidos e Ásia.
Em 2023, Clélia foi uma das artistas que participaram da primeira edição de uma coleção de livros sobre pintura em porcelana, lançada em Portugal.
Quando morou em Curitiba, há alguns anos, a artista chegou a vender suas peças na Feira do Largo da Ordem, mas agora, por serem objetos de alto valor, muitos acabam integrando sua coleção particular. “A pintura em porcelana é uma arte milenar na China e despertou meu interesse pela riqueza dos detalhes e a precisão dos traços em alto relevo que, ao receberem aplicação de ouro, deixam a obra ainda mais exclusiva”, diz Clélia.
Para os trabalhos que apresenta fora do país, ela realiza uma pesquisa de campo para que o desenho na peça em porcelana tenha relação com a cultura do local onde será exposta. Além disso, ministra workshops nas cidades onde são feitas as mostras para ensinar sua técnica.
Neste ano, Clélia participou da XVII Exposição Internacional e XLIV Exposição Nacional de Pintura Sobre Porcelana, no Rio de Janeiro. Ela ainda irá expor no “Expo Ipat Museum Convention”, em Grapevine, no Texas; No “ Salon International de la Peinture sur Porcelaine”, em Agde, na França, e na “Inernational Porcelain Painting Art & Culture Show”, em Hong Kong, na China. Em 2025, Clélia será convidada de honra para uma exposição na França que reunirá artistas de vários países.