Associação dos Amigos do HC inaugura o Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Rascunho automático
Com sede própria, o Cedivida vai atender população 60+ em oficinas, cursos, reinserção no mercado de trabalho e aulas gratuitas. (Foto: Gerson Lima)

O Cedivida, Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa dos Amigos do HC, foi inaugurado nesta terça-feira (18), em cerimônia promovida pela associação. O local vai abrigar a sede física do programa de atenção continuada que traz um novo sentido para o envelhecimento, dando protagonismo à população 60+. “Vamos promover saúde, bem-estar, visibilidade, integração e, acima de tudo, a defesa dos direitos da pessoa idosa dentro do Cedivida”, destaca Claudio Shimoyama, presidente da Associação dos Amigos do HC.

O prédio do Cedivida tem dois andares, com auditório para realização de palestras, cursos e workshops, foyer de acesso ao hall do auditório, para coffee breaks; sala de atendimento individual, para realização de cadastros e orientações; sala de informática, sala de estar e sala multiuso, nas quais serão realizadas oficinas e atividades de convivência. No mezanino está instalada a área administrativa e de apoio pedagógico.

Com a inauguração da sede física, a intenção é que os 60+ que frequentarem o Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa pratiquem atividades físicas, educativas, culturais e de estimulação cognitiva, como artesanato, informática, música, danças e aulas de idiomas, dentre outras. “Enxergamos a pessoa idosa como parte produtiva da sociedade e esse espaço de convivência foi projetado para que esse público se sinta incluído por meio dos cursos e oficinas que vamos oferecer e, acima de tudo, se mantenha ativo e independente”, diz o presidente.

A expectativa do IBGE é que, em 2030, o número pessoas com mais de 60 anos seja maior do que de crianças até 14 anos, uma vez que a estimativa média de vida também vem subindo. “Então, precisamos de mais investimentos e políticas públicas para atender demandas de um mundo em envelhecimento, pois vidas mais longas e saudáveis trazem oportunidades de desenvolvimento”, afirma Shimoyama.

Atividades externas, como passeios, ações em parceria com outras instituições e atividades de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa, bem como feiras de promoção da empregabilidade e do empreendedorismo para o público 60+ serão realizadas no espaço.

O projeto também oferece oficinas para discutir temas trabalhados em rodas de conversa, abordando tópicos como qualidade de vida, interação social, expressão corporal, direitos humanos, lazer, arte e cultura. Uma novidade é a atividade que insere a pessoa idosa no universo da tecnologia, por meio do ensino de recursos utilizados para acessar redes sociais, sites, aplicativos, impressoras, câmeras fotográficas, serviços e jogos on-line.

Compareceram ao evento de inauguração, o vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion, vereadores, o ex-presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni, lideranças comunitárias e da causa 60+, conselheiros da Associação dos Amigos do HC, o superintendente Edélcio Jacomassi e o presidente Claudio Shimoyama. A mestre de cerimônias foi a jornalista Dulcinéia Novaes.

A cerimônia prestou homenagens a Pedro de Paula Filho, ex-presidente dos Amigos do HC e atual presidente do Conselho Superior da associação que deu início ao projeto do Cedivida e que não pôde comparecer ao evento, pois está se recuperando de uma cirurgia recente.

Serviço:
Cedivida – Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa
Endereço: Av. Agostinho Leão Jr., 320 – Alto da Glória

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.