O Ateliê de Esculturas do Memorial Paranista, localizado no Parque São Lourenço, em Curitiba, está selecionando quatro artistas visuais da cidade para participarem de uma residência artística. Os selecionados terão a oportunidade de utilizar o espaço e equipamentos do ateliê, além de receberem suporte técnico e orientação do renomado escultor Elvo Benito Damo. As inscrições foram prorrogadas até 26 de maio e podem ser feitas através de um formulário.
A residência artística tem duração de seis meses, de 5 de junho a 30 de novembro deste ano, e cada residente terá direito a 15 horas semanais de uso do espaço. Durante esse período, os artistas terão a oportunidade de desenvolver suas propostas individuais, bem como participar de um projeto de integração, envolvendo processos empreendidos pela equipe do Ateliê de Esculturas.
Uma das exigências para a seleção dos residentes é que eles tenham prévia experiência na linguagem da escultura. Os interessados também devem demonstrar interesse em desenvolver seus trabalhos autorais utilizando o espaço e equipamentos do ateliê. Cada residente também terá a oportunidade de ministrar uma oficina de dez horas, com pelo menos 15 vagas gratuitas abertas à comunidade.
O Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) oferece aos residentes selecionados um apoio financeiro mensal de R$ 1 mil ao longo dos seis meses de vigência do contrato. Os valores serão repassados mediante emissão de nota fiscal e os contratos serão celebrados somente através da modalidade de Microempreendedor Individual (MEI). Os materiais de consumo necessários para a criação das obras, como argila, gesso, tinta e cera, não serão fornecidos pela instituição, sendo responsabilidade do artista residente.
Mais informações sobre a residência artística pelo e-mail memorialparanista@icac.org.br.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: