As enchentes no Rio Grande do Sul, o comportamento humano e o poder transformador na sociedade, foram os temas abordados na palestra de abertura do XI Congresso Nacional Moveleiro, nesta terça-feira (1) em Curitiba. A atriz, apresentadora e escritora Dani Suzuki falou aos participantes do evento sobre sua experiência como ativista social.
O congresso traz como temática o papel da indústria na reconstrução da vida e da economia depois de grandes catástrofes.
Na plateia, cerca de 700 industriais do setor moveleiro, arquitetos e fornecedores ouviram os relatos da atriz que é voluntária em atividades com crianças refugiadas e atualmente vem se dedicando ainda aos estudos da neurociência.
Suzuki já percorreu várias comunidades indígenas e foi embaixadora da ONG “Make a Wish” (2022) e da ONG americana Waves for Water. “As grandes transformações humanas acontecem no coletivo. Cada escolha e movimento que fazemos implica em mudanças na vida do outro. Hoje, diante do mundo digital, cada pequeno movimento é ampliado e multiplicado em proporções gigantescas”, diz.
Dentre os temas debatidos foi abordada a contribuição da indústria moveleira brasileira na reconstrução das vidas e da economia em regiões afetadas por desastres. “Empresas e pessoas que têm acesso a um grande número de outras pessoas têm uma responsabilidade ainda maior, especialmente em definições de regras e padrões de comportamento. Elas têm a capacidade de uma gestão maior para se mobilizar em busca de soluções e até de mudança de cultura”, diz Dani Suzuki.
O XI Congresso Nacional Moveleiro é organizado pela Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMOVEL) e acontece no Campus da Indústria, em Curitiba, até esta quarta-feira (2).