Audi do Brasil retoma produção no Paraná; investimento em modernização da fábrica foi de R$ 100 milhões

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Da Redação

Audi do Brasil retoma produção no Paraná; investimento em modernização da linha de produção foi de R$ 100 milhões
Montadora investiu R$ 100 milhões na modernização da linha de produção da fábrica em São José dos Pinhais. (Foto: José Fernando Ogura)

A Audi do Brasil anunciou nesta quarta-feira (29) a retomada das operações da fábrica em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. A produção havia sido interrompida no fim de 2020, com o avanço da pandemia da Covid-19 no país. A cerimônia foi na sede da montadora e teve a presença do governador Ratinho Jr. Os modelos escolhidos para a volta da fabricação nacional são os novos Audi Q3 e o Audi Q3 Sportback.

O presidente e CEO da montadora, Daniel Roja, disse que para viabilizar a reinauguração da unidade a Audi do Brasil aplicou R$ 100 milhões na modernização da linha de montagem, que ganhou novos maquinários, ferramentais, equipamentos de controle de qualidade e sistemas de tecnologia da informação e infraestrutura logística. Esse montante se soma aos R$ 446 milhões já investidos pela marca desde 2012.

“A Audi tem uma relação sólida e duradoura com o Paraná e o Brasil, e mesmo após a interrupção das operações no último ano, sempre acreditamos no potencial de recuperação e crescimento do país. Houve muita união e uma participação bem importante do governo do estado para que esse processo de retomada se consolidasse”, ressaltou.

“É mais uma boa notícia que consolida o cenário de crescimento econômico do Paraná. Ter a Audi em nosso estado é um grande cartão de visitas, que nos ajuda a atrair novas montadoras de veículos e também empresas parceiras, consolidando nosso parque automotivo como um dos mais importantes do país. Tudo isso, claro, com a geração de emprego e renda”, afirmou Ratinho Junior.

Produção

Inicialmente, a planta terá capacidade produtiva máxima de quatro mil veículos por ano, em dois turnos. Os veículos produzidos serão destinados, inicialmente, apenas ao mercado interno. Os carros serão montados em regime de Semi Knock Down (SKD), uma alternativa de produção global mais eficiente e tecnológica para modelos de baixo volume.

A produção será realizada em uma linha de montagem exclusiva, a mesma que produziu a geração anterior do SUV até 2019. Os modelos chegarão ao Porto de Paranaguá divididos em conjuntos de peças e partes vindos da fábrica de Györ, na Hungria, para a montagem em solo brasileiro.

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