Aumento de casos de pessoas com sintomas respiratórios e Covid-19 em Curitiba leva Saúde a reorganizar unidades de pronto atendimento

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

As dez unidades seguem, temporariamente, realizando o pronto atendimento também durante a semana (Foto: Lucília Guimarães)

Nos últimos dias, Curitiba tem registrado um aumento significativo na procura por pronto atendimento de pessoas com sintomas respiratórios. O número de casos de Covid-19 também vem crescendo, principalmente após a liberação do uso de máscaras combinada à agenda de shows e eventos com grande aglomeração de pessoas que têm acontecido na cidade. Em uma semana os casos de Covid-19 dobraram, passando de 695 na última sexta-feira (06) para 1.385 registrados no boletim desta sexta-feira (13).

Para dar conta da demanda, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reorganizou as unidades de saúde pelo terceiro final de semana consecutivo. Neste sábado (14), serão dez unidades reorganizadas para realizar o pronto atendimentos desses quadros sintomáticos, das 8h às 17h, deixando as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para receberem casos mais graves, de urgência e emergência.

A SMS distribuiu as unidades para pronto atendimento em todas as regiões da cidade, para facilitar o acesso da população curitibana que precisar do serviço. A indicação é que a pessoa procure a unidade mais proxima de casa. Nove unidades (veja lista abaixo) atendem todas as faixas etárias (crianças, adolescentes e adultos, idosos). A Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho atende exclusivamente adolescentes, adultos e idosos.

Estes locais vão atender apenas casos moderados de pessoas com sintomas respiratórios. Neste sábado, não serão realizados outros atendimentos de rotina e não será feita a vacinação.

Devem procurar uma dessas dez unidades quem apresentar sintomas moderados como: febre (igual ou acima de 37,8 ºC) por mais de 24 horas ou que não melhora com uso de antitérmicos; vômitos que não melhoram com medicação; fraqueza, sensação de falta de ar, respiração acelerada, chiado no peito.

Confira aqui quais sintomas são considerados leves, moderados e graves e onde procurar atendimento.

Em caso de sintomas

A SMS orienta que, ao aparecimento de sintomas respiratórios, a pessoa deve adotar imediatamente o uso da máscara facial, mesmo dentro de casa, para evitar a transmissão de doenças respiratórias como gripe, Covid-19, resfriado a outras pessoas. 

Em casos de sintomas leves (tosse, coriza, dor de garganta, perda de olfato e paladar), a orientação da SMS é que a pessoa procure, prioritariamente, atendimento pela Central 3350-9000, para orientações e possíveis encaminhamentos. A Central atende todos os dias, das 8h às 20h.

O redirecionamento de unidades de saúde para o pronto atendimento faz parte das ações de reorganização da rede municipal para encaminhar da forma mais adequada cada quadro neste período do ano em que há o aumento de pessoas com sintomas respiratórios. 

Essas dez unidades seguem, temporariamente, realizando o pronto atendimento também de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com o reforço da Unidade Mãe Curitibana, destinada exclusivamente para o pronto atendimento infantil. 

De segunda a sexta, também realizam os atendimentos de rotina, inclusive a multivacinação, que contempla todas as doenças do calendário nacional. A reorganização será mantida enquanto houver necessidade.

LEIA TAMBÉM:

Unidades de Saúde Pronto Atendimento

Sábado (14), das 8h às 17h; de segunda a sexta feira, das 7h às 19h
Atendimento para casos de pessoas com sintomas respiratórios moderados

Distrito Sanitário Bairro Novo
Unidade de Saúde Bairro Novo (todas as faixas etárias)
Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 – Sítio Cercado

Distrito Sanitário Cajuru
Unidade de Saúde Iracema (todas as faixas etárias)
Rua Professor Nivaldo Braga, 1.571 – Capão da Imbuia

Distrito Sanitário Portão
Unidade de Saúde Santa Amélia (todas as faixas etárias)
Rua Berta Klemtz, 215 – Fazendinha

Distrito Sanitário Santa Felicidade
Unidade de Saúde São Braz (todas as faixas etárias)
Rua Antônio Escorsin, 1.960 – São Braz

Distrito Sanitário Boqueirão
Unidade de Saúde Vila Hauer (todas as faixas etárias)
Rua Waldemar Kost, 650 – Hauer

Distrito Sanitário Pinheirinho
Unidade de Saúde Aurora (todas as faixas etárias)
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo

Distrito Sanitário Boa Vista
Unidade de Saúde Jardim Aliança (todas as faixas etárias)
Rua José Ursolino Filho, 646 – Santa Cândida

Distrito Sanitário CIC
Unidade de Saúde Campo Alegre (todas as faixas etárias)
Avenida das Industrias, 1.749 – Cidade Industrial

Distrito Sanitário Tatuquara
Unidade de Saúde Rio Bonito (todas as faixas etárias)
R. Fanny Bertoldi, 170 – Campo do Santana

Distrito Sanitário Matriz
Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho (atendimento exclusivo para adolescentes, adultos e idosos)
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho

– Na segunda-feira (16) a Unidade Mãe Curitiba também fará o pronto atendimento, exclusivamente para crianças 

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.