O MAI é o primeiro museu particular do Brasil dedicado exclusivamente à arte e à cultura indígena brasileira. (Foto: Divulgação)
No mês de celebração dos Povos Originários, as obras do acervo do Museu de Arte Indígena (MAI), de Curitiba, se juntarão às peças do Museu Weltmuseum Wien, em Viena, na Áustria. As peças da exposição [Un] Knonwn Artists of the Amazon (Artistas [Des] Conhecidos da Amazônia), ficarão expostas a partir de amanhã (23) até 24 de abril de 2025.
A iniciativa de realizar esse intercâmbio cultural foi intermediada pela brasileira Sofia Guimarães, que atualmente reside em Viena. Para ela, que tem antepassados indígenas, poder divulgar a cultura indígena significa mostrar que esses povos continuam produzindo cultura, mesmo diante da influência das artes e costumes de outros povos. “O motivo principal de levar o MAI até Viena é proporcionar um olhar especial dos brasileiros para a população indígena e divulgar a impressionante produção cultural que ainda existe na Amazônia, antes que destruam, tanto a Amazônia como a população”, destaca.
O Museu de Arte Indígena foi fundado em 2009, em Clevelândia, no sudoeste do Paraná, com o objetivo de resgatar e preservar a cultura indígena brasileira. Ele foi fruto de mais de 21 anos de trabalho de sua fundadora Julianna Podolan Martins em expedições. Em 2016 todo o acervo veio para a sede no bairro Água Verde, em Curitiba.
Graças a uma iniciativa privada, o MAI é o primeiro museu particular do Brasil dedicado exclusivamente à arte e à cultura indígena brasileira. No espaço, com mais de 800 metros quadrados, as obras estão divididas em arte plumária, cerâmica, cestaria, instrumentos musicais, máscaras ritualísticas, bancos, adornos e objetos utilitários.
“Nós temos um dos melhores museus de arte indígena do mundo. Quem sabe se o mundo vier a conhecer tudo que existe, por meio dessa exposição, eles possam valorizar mais o Brasil”, ressalta Sofia Guimarães.
O acervo do museu curitibano tem curadoria de Anna Itália Paraná Mariano e no espaço, além de poder conhecer a cultura dos povos originários, os visitantes ainda têm a oportunidade de participar de workshops.
O Museu Weltmuseum Wien, considerado um dos principais espaços etnográficos da Europa, está localizado no palácio que pertenceu à família Habsburg em Viena, na Áustria. Ele foi fundado em 1828, mas só em 2017 recebeu o atual nome.
No acervo é possível encontrar arte, antropologia e história dos povos originários da África, Ásia, Américas e Oceania.
Serviço: Exposição [Un] Knonwn Artists of the Amazon (Artistas [Des] Conhecidos da Amazônia)
Local: Museu Weltmuseum Wien – Heldenplatz, 1010 Wien, ÁustriaData: 23 de abril de 2024 até 24 de abril de 2025