Baleia-jubarte morta é encontrada na praia de Matinhos; equipe da UFPR retirou o animal

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Baleia-jubarte morta é avistada na praia de Matinhos; equipe da UFPR realizou atendimento
A jubarte de cerca de 6,5 metros de comprimento era um macho juvenil (Fotos: LEC/UFPR)

Na manhã da última terça-feira (06), uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) foi avistada no mar do Balneário Guacyara, em Matinhos, Litoral do Paraná. A equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), em parceria com a prefeitura da cidade, realizaram os procedimentos necessários para o deslocamento da baleia.

Devido à maré alta, a equipe do LEC precisou de maquinário para auxiliar a retirada do animal até uma área próxima à restinga, mais seca, distante das marés. Depois, foi feito isolamento da área para início da necropsia e demais análises. Ainda não há indícios suficientes para determinar o motivo do óbito.

A jubarte, de cerca de 6,5 metros de comprimento, era um macho juvenil em avançado estágio de decomposição. Após a coleta dos materiais biológicos para análise, a carcaça da baleia foi enterrada, conforme protocolo de atendimento ao encalhe de animais marinhos no Paraná (PRAE), que conta com o IBAMA, IAT e SEDEST, além de prefeituras e da UFPR.

No Paraná, este é o segundo encalhe da espécie confirmado neste ano. “Baleias-jubarte são comumente avistadas na costa brasileira. Nesta época, migram das regiões de alimentação para reprodução no nosso litoral, em especial a região do litoral sul da Bahia.” explicou a bióloga Liana Rosa.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.