Banda pernambucana Mundo Livre S/A ganha bibliografia que narra a trajetória de 40 anos; lançamento ocorre em Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
pedro de luna autor do livro mlsa 40
O grupo formado em Pernambuco se destacou pelas músicas com letras irreverentes e críticas. (Foto: Divulgação)

Fãs curitibanos da Banda Mundo Livre S/A, formada em Recife em 1984, poderão participar do lançamento da biografia do grupo que foi do punk ao mangue e conquistou o público de diferentes estados do Brasil. O encontro, gratuito, será realizado nesta sexta-feira (20), no Terraço Verde, em Curitiba, a partir das 18h.

O autor e jornalista Pedro de Luna estará presente e irá autografar o livro que tem o longo título “Mundo Livre S/A 4.0 – Do punk ao mangue: 40 anos de lutas, conquistas e muito ativismo político e cultural” e possui 552 páginas com histórias e curiosidades do grupo que ficou conhecido pelas letras irreverentes e às vezes críticas.

O início em Candeias, a influência do movimento punk e da universidade pública, são temas abordados pelo autor que destaca o primeiro contrato com a gravadora, os shows mais importantes, as viagens ao exterior e a volta ao mercado independente também estão presentes na obra.

Segundo Pedro de Luna, nessas quatro décadas, a Mundo Livre S/A viveu todos os altos e baixos do mercado musical, do ápice, com o sucesso “Meu Esquema” e o reconhecimento com o Troféu APCA e o Prêmio da Música Brasileira, até a saída tumultuada de ex-integrantes e os ônus do ativismo político.

No livro, o leitor também encontrará detalhes das aventuras do grupo em seu primeiro show no exterior, quando tocou em Nova York com Chico Science & Nação Zumbi em 1996, à excursão ao México em 1997, as incursões europeias e a inusitada viagem para a Ilha da Reunião, banhada pelo Oceano Índico no continente africano.

Curiosamente, durante muitos anos, a banda teve três irmãos em sua formação: o vocalista, guitarrista e cavaquista Fred Zero Quatro, o baterista Xef Tony e o baixista Fábio “Goró”, que foi aposentado pelos companheiros há cerca de 20 anos. Ele foi substituído por Walter Areia que, após muitos anos, deu lugar a Pedro Diniz, que além das quatro cordas é um dos produtores dos últimos discos. 

Pedro foi o responsável pela biografia das bandas Planet Hemp e dos músicos Speedfreaks, Gilber T e Champignon (fundador do Charlie Brown Jr). Ele entrevistou 75 pessoas ligadas à Mundo Livre, como o produtor do primeiro disco, Charles Gavin, integrantes e ex-integrantes como Otto e Bactéria, além de Jorge du Peixe, Lúcio Maia, Tom Rocha e Pupillo, da Nação Zumbi.  

Serviço

Lançamento do livro “Mundo Livre S/A 4.0 – Do punk ao mangue: 40 anos de lutas, conquistas e muito ativismo político e cultural”

Data: Sexta-feira (20), às 18h

Endereço: Terraço Verde – Rua Itupava, 1299, Hugo Lange

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.