A fazenda do ex-deputado federal Abelardo Lupion, localizada na BR-153 entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro do Paraná, foi assaltada na noite de domingo (01) por três homens armados. A invasão ocorreu por volta das 23h30. Abelardo, conhecido por Beka Lupion, é pai do atual deputado federal Pedro Lupion (Progressistas), presidente da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) na Câmara dos Deputados, e presidiu a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) no governo Beto Richa.
Segundo o portal JNN, de Jacarezinho, os assaltantes agiram com violência e agrediram Abelardo e sua mulher, Denise, com coronhadas na cabeça e fugiram em seguida levando dinheiro, armas, munições e bens pessoais. Até o momento ninguém foi preso. O ex-deputado e a mulher foram levados ao Pronto Socorro de Jacarezinho. A fazenda, de pecuária de corte, chama-se Nelore Beka.
Os bandidos fugiram levando armas de fogo e munições que estavam em um cofre na sede da fazenda, relógios e objetos pessoais das vítimas. A polícia foi acionada logo após o crime e iniciou as investigações e buscas para identificar e prender os criminosos. Em nota postada na noite desta segunda-feira (02), Pedro Lupion falou sobre o crime. “No fim da noite deste domingo (1º), três homens armados invadiram e assaltaram a fazenda da minha família. Os criminosos agrediram meu pai, Abelardo Lupion, tornaram ele e minha mãe reféns, levaram bens pessoais e outros itens de valor. Recebemos todo o apoio das polícias do Paraná que estão investigando o caso. Agradeço o apoio de todas as forças policiais do estado – polícia militar, polícia civil, polícia científica, em nome do governador Ratinho Jr. Acredito na justiça de Deus, dos homens e na nossa polícia. Eles chegarão até os bandidos.”