Da Redação
O primeiro boletim que indica a balneabilidade das águas no Paraná foi divulgado nesta sexta-feira (24). No Litoral, 12 pontos são apontados como impróprios. São pontos específicos na Praia de Encantadas, na Ilha do Mel; em Antonina; em Matinhos, na Praia Brava; em Pontal do Paraná; e outros oito pontos localizados no município de Guaratuba.
O boletim de balneabilidade aponta o resultado da avaliação da qualidade das águas utilizadas para recreação de contato primário, ou seja, quando há o contato direto com a água, como por exemplo nos banhos de rio ou mar, mergulho e esqui aquático.
No Paraná, são analisados pontos nas praias do Litoral e das Costas Oeste e Norte, até o dia 25 de fevereiro. O Instituto Água e Terra (IAT), que divulga os boletins, monitora as águas no período de maior fluxo de veranistas para avaliar a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli), presentes em esgoto sanitário clandestino e fezes humanas e de animais de sangue quente.
Quanto maior a quantidade da bactéria na água, maior a possibilidade da existência de agentes patogênicos que podem colocar em risco a saúde dos banhistas. As doenças mais comuns são gastrenterite, diarreia, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Outras mais graves também podem ser transmitidas por meio da água, como Hepatite A, cólera e febre tifóide.
Sinalização
Cada ponto monitorado possui uma bandeira que indica os locais próprios ou impróprios para banho. Elas são atualizadas também às sextas-feiras, após divulgação do resultado do boletim.
A sinalização indica a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor for azul aponta água com boas condições de balneabilidade em qualquer condição climática e a vermelha áreas inadequadas para banho.
LEIA TAMBÉM:
- Maternidade em Curitiba celebra o Natal com bebês embrulhados para presente
- Delegacia móvel atende veranistas durante o Natal em Matinhos
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: