O Bosque Alemão, no bairro Vista Alegre, que completa 27 anos nesta quinta-feira (13), passa por obras de revitalização e acessibilidade. Mesmo com os trabalhos, o local segue aberto ao público para a visitação de sua áreas verdes, que também contam a história dos imigrantes da cidade. Há algumas áreas interditadas, como o caminho que leva à Casa Encantada e a escadaria da Torre dos Filósofos. Mas a área do mirante, a parte externa do Oratório de Bach e o café podem ser frequentados normalmente.
Os trabalhos de melhoria da acessibilidade começaram em janeiro e devem ser finalizados em meados do segundo semestre deste ano. Já foram iniciadas as obras das contenções de concreto (muro de arrimo) ao longo da pista de caminhada e as adequações na Casa Encantada e no Oratório de Bach. Os espaços ganham sanitários adaptados e melhorias nos pisos e escadas.
Segundo Giovando Romanine, diretor de Parques e Praças da Secretaria do Meio Ambiente, na próxima etapa será realizada a pavimentação da pista de caminhada, para substituir a atual de paralelepípedos. Também serão implantadas rampas para atender as normas de acessibilidade. Está prevista ainda a recuperação das 12 estações do conto “João e Maria”, com a substituição dos troncos de eucalipto; e a execução de uma passarela de madeira de 90 metros, como opção à escada que liga as partes de baixo e de cima da Casa Encantada, externamente.
Com uma área de 38 mil metros quadrados, o Bosque Alemão fica entre as ruas Francisco Schaffer, Nicolo Paganini e Franz Schubert e funciona de terça a sexta-feira, das 8 às 20 horas. Enquanto a Casa Encantada recebe melhorias, as “bruxas” e sua tradicional contação de histórias do Bosque Alemão passam por uma temporada no Parque Barigui, em uma sala decorada ao lado do Salão de Atos.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: