Café do Teatro reabre valorizando ainda mais a cena cultural e artística da capital

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Café do Teatro reabre em Curitiba valorizando ainda mais a cena cultural e artística da capital
O Café do Teatro reabre em Curitiba modernizado, com mais conforto, para continuar valorizando a cena cultural paranaense (Foto: Portal Reinaldo Bessa)

O Café do Teatro, um dos bares mais tradicionais da capital do Paraná, volta a funcionar nesta quinta-feira (5). O novo Café do Teatro reabre com algumas mudanças e melhorias. O endereço, agora, é na Rua XV de Novembro, 1037, ao lado da entrada do Guairinha.

É uma tradição do Café do Teatro atender até tarde quem sai dos espetáculos e quer jantar, tomar drinks e conversar, por isso o horário de funcionamento será partir das 20h até o último cliente. Os destaques do cardápio são as batatas suíças e o sanduíche Ventre do Minotauro (baguete, mignon, provolone e champignon). A decoração é inspirada no teatro paranaense, com referências, figurinos, objetos de cena e premiações expostos no ambiente. O Teatro do Café é mais uma novidade da casa. O espaço cênico mede 7 metros de parede a parede, onde serão apresentados espetáculos.

Café do Teatro reabre em Curitiba valorizando ainda mais a cena cultural e artística da capital
O Teatro do Café, um novo espaço para apresentações artísticas dentro do Café do Teatro. (Foto: Portal Reinaldo Bessa)

O café do Teatro passa também a dispor de um lugar para exposições de mostras e obras, como o painel fixo de lambe-lambe, “Um Novo Palco”, da artista plástica paranaense Bruna Alcântara. Ao pesquisar em arquivos públicos, Bruna se deparou com a história do Cassino do Ahú, que funcionou entre os anos de 1939 e 1946, quando foram proibidos os jogos de azar no país. Naquele ambiente, mulheres artistas se apresentavam e são elas que estão representadas no mural feito especialmente para o Café do Teatro

Café do Teatro reabre em Curitiba valorizando ainda mais a cena cultural e artística da capital
O painel fixo de lambe-lambe, “Um Novo Palco”, da artista plástica paranaense Bruna Alcântara. Foto: Portal Reinaldo Bessa)

História

Criado em 1987, ainda chamado de Café Poesia, o café reunia um público formado por artistas, jornalistas e admiradores da cultura. “A proximidade do Guaíra e a frequência de gente nessa região era muito forte. Era gente ligada à cultura. O Leminski era um habitué do Café Poesia, a Alice Ruiz, logicamente. Tinham jornalistas como o Jacques Brand, cineastas, artistas, bailarinos. As pessoas se reuniam nele, nessa época, para criar situações culturais interessantes. Eram produzidos ali espetáculos de dança, de teatro, livros”, relembra Ruben Frota, o primeiro dono do estabelecimento. Foi em 1989 que Ulle Fulgraff assumiu o ponto e o batizou com o nome que todo mundo já ouviu falar: Café do Teatro.

O terceiro proprietário foi o iluminador Beto Bruel, que conta que, comprar o estabelecimento em 1997, foi um ato impensado. “Mas imagina quantos projetos não partiram dali, de uma conversa de bar? Era um ambiente de troca de ideias porque os jornalistas saiam do jornal e se juntavam com os artistas. Dentro da história do teatro paranaense, o Café do Teatro tem uma porção significativa na formação de planos e ideias. E, como nós vivemos de sonho, nada como proporcionar um lugar que possa contribuir para isso. Ajudamos muitas pessoas a sonhar”, complementa Bruel.

Café do Teatro reabre em Curitiba valorizando ainda mais a cena cultural e artística da capital
Ricardo Rached, um dos novos proprietários do Café do Teatro, em frente ao estabelecimento. (Foto: Portal Reinaldo Bessa)

Um dos novos donos, Ricardo Rached, garante que o intuito inicial do café será perpetuado. “O Café do Teatro é e sempre foi um lugar de acolhimento de quem faz e de quem admira as artes, todas elas. Estamos muito honrados em levar em frente a força e as memórias que o Café do Teatro carrega”, conclui o empresário.

Serviço

Café do Teatro

Rua XV de Novembro, 1037, Centro, Curitiba

Estacionamento conveniado ao lado

Horário: de segunda a domingo, a partir das 20h

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.