A Camerata Antiqua de Curitiba comemora 50 anos com apresentações na Capela Santa Maria, nesta sexta-feira (24), às 20h, e no sábado (25), às 18h30. Já no domingo 2 de junho, o grupo se apresentará no renomado Teatro Colón, em Buenos Aires. O concerto fará parte da temporada oficial deste ano do teatro.
O convite para a turnê internacional na capital argentina faz parte da participação de Curitiba na cúpula mundial de prefeitos, que foi realizada no fim de 2022, e tem como patrocinador a Volvo, por meio da Lei Rouanet.
A Camerata Antiqua é uma das mais antigas formações de música clássica brasileira e nesta turnê vai contar com a regência de Ricardo Kanji, especialista em música barroca; nos solos Guido Sant’Anna, violinista vencedor do Internacional Fritz Kreisler 2022, e ainda com a participação da soprano Ornella de Lucca e do tenor Vitorio Scarpi.
De acordo com o maestro Ricardo Kanji, a música clássica da época barroca apresenta peculiaridades diferentes que merecem ser ressaltadas. “Eu fico muito honrado de ter sido convidado para essa oportunidade. É importante que essa simpatia mútua exista porque os meus pedidos são diferentes dos maestros comuns, por causa dessa especialidade da música antiga”, destaca Kanji.
Entre as obras selecionadas para o concerto, destacam-se Le Héros, de Sigismund von Neukomm, peça que homenageia o imperador D. Pedro I do Brasil, o Concerto para violino em Mi Menor, de Felix Mendelssohn, e para finalizar a Missa de Santa Cecília, do Pe. José Maurício Nunes Garcia.
Serviço
Concertos da Camerata Antiqua de Curitiba
Data: sexta-feira (24), às 20h, e sábado (25), às 18h30
Local: Capela Santa Maria – Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Curitiba – Centro
Concerto Teatro Colón
Data: 2 de Junho às 11h
Local: Tucumán 1171, Buenos Aires – ArgentinaMais informações neste site.