Casa Lerner será o Estúdio Riachuelo, integrante de um novo complexo cultural de Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
riachuelo2
Em breve, o novo Estúdio Riachuelo, o Cine Passeio e o Solar do Barão serão integrados, formando um complexo cultural ligando as áreas de cinema, gravura e games. (Ilustração: Divulgação)

A etapa 4 do programa Rosto da Cidade, da Prefeitura de Curitiba, que realiza a recuperação da paisagem urbana da capital, tem como um dos focos a antiga Casa Lerner, localizada na Rua Riachuelo, em frente ao Cine Passeio. O espaço será transformado, em breve, no Estúdio Riachuelo – Artes Digitais, um polo de produção e disseminação de games, animação e ilustração digital, que formará um futuro complexo cultural na região com o Cine Passeio e o Solar do Barão.

Os trabalhos de restauro do imóvel, que é Unidade de Interesse de Preservação (UIP), estão em processo de licitação e a estimativa é que as obras comecem no segundo semestre. Além dessas intervenções, na nova etapa do programa também estão previstas a pintura das fachadas de imóveis na Rua Riachuelo e a futura restauração do Solar do Barão.

De acordo com Carla Frankl, arquiteta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o projeto de restauro envolve as fases de levantamento (medição, dados históricos), diagnóstico (mapa de danos e do estado da edificação) e a proposta de intervenção. “Na primeira fase, o trabalho é todo in loco. Medimos e fotografamos minuciosamente para que o desenho seja fiel”, observa. Segundo ela, todas as esquadrias da antiga Casa Lerner serão reconstruídas, uma vez que apenas os gradis foram encontrados quase perfeitos.

A intervenção busca a preservação da história com o restauro de elementos originais do edifício e a adequação ao uso cultural proposto. Quando finalizado, o acesso principal ao espaço será pelo pavimento inferior, onde estarão a secretaria, hall (com escada e plataforma elevatória), estúdio de jogos e animações, copa, depósito, banheiro acessível e área de convivência no pátio interno, no qual será executada cobertura com estrutura metálica e vidro.

No pavimento superior, estarão mais um estúdio de jogos e animações, sala multiuso, hall (com escada e plataforma elevatória) e instalações sanitárias. O sótão servirá de acesso ao terraço descoberto, para vivência e apreciação do ambiente urbano. Uma praça de convivência, implantada no miolo de quadra, será o espaço de integração entre o Estúdio Riachuelo – Artes Digitais, o Cine Passeio e o Solar do Barão.

Cultura geek

O Estúdio Riachuelo terá coordenação da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e será uma estrutura estendida de produção, suporte e disseminação cultural das atividades da Gibiteca de Curitiba, referência na chamada cultura geek, localizada dentro do Solar do Barão.

A cultura geek refere-se a um conjunto de interesses, hobbies e estilos de vida associados a pessoas apaixonadas por tecnologia, jogos, ficção científica, quadrinhos, filmes, séries de TV e outras formas de entretenimento relacionadas à fantasia e à imaginação.

Na concepção do Estúdio Riachuelo, por parte da FCC, serviram de suporte centros de referência como o curso de graduação em jogos digitais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e o Poblenou Urban District, uma região importante de Madri (Espanha) no incentivo da arte em geral.

A programação cultural ficará sob responsabilidade de Fúlvio Pacheco, coordenador da Gibiteca, tendo como parceiros o Dogzilla Studio, de Antonio Eder e Walkir Fernandes, o ilustrador digital Marcelo Lopes, além de Paulo Munhoz, organizador do Festival Internacional de Animação de Curitiba, o Animatiba.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.