Mais um prédio histórico de Curitiba fecha as portas, mas desta vez por um bom motivo. O imóvel vai ser restaurado e futuramente fará parte do “Jardim Vicente”, novo projeto urbano de revitalização do cruzamento das ruas Vicente Machado e Desembargador Motta, no Centro de Curitiba.
No espaço, há anos, funcionava a tradicional confeitaria Neuchatel, inaugurada em 1985 e que foi ponto de encontro de muitas famílias curitibanas. No início, o comércio ficou conhecido pelos chocolates artesanais, produzidos pela confeitaria que tem o mesmo nome da cidade suíça, onde está instalada uma das mais antigas fábricas do chocolate Neuchatel.
A área do casarão será integrada à do estacionamento ao lado e abrigará um pequeno shopping aberto composto pelo imóvel histórico e por uma praça rodeada por um conjunto de sete lojas. “Nesse projeto existe uma preocupação em propor ao usuário dos espaços facilidade no acesso, com a criação de um estacionamento grande e uma praça semi privada que vai garantir a tranquilidade para os clientes das lojas e frequentadores da área”, diz Arthur Calliari, arquiteto responsável pelo projeto.
A restauração do casarão da “Neuchatel” começou com uma pesquisa junto ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPUC) e à Biblioteca Pública do Paraná para saber a data exata da construção, que deve ser de aproximadamente 1880.
A obra ainda não começou, pois o arquiteto aguarda o alvará da prefeitura, mas o trabalho interno de pesquisa das condições estruturais iniciou neste mês. “Foi possível notar que o casarão não passava por uma reforma há anos e, na parte interna, já não possuía mais a estrutura original, o quê foi preservada nas portas e janelas”, destaca Calliari.
Vale ressaltar que o Portal Grands por Bessa noticiou no final de maio a demolição do casarão que foi residência do ex-governador do Paraná Bento Munhoz da Rocha Neto, na esquina da Alameda Dr. Carlos de Carvalho com a Rua Brigadeiro Franco, também no Centro de Curitiba. O imóvel, inaugurado em 1940, foi moradia do casal Flora e Bento Munhoz até 1973 e nos últimos anos foi sede do escritório de advocacia Peregrino Neto & Beltrami. No lugar deverá ser construída uma farmácia.
O projeto de restauração do Casarão da “Neuchatel” e da construção da praça e do shopping na área do “Jardim Vicente é uma parceria do escritório de arquitetura Arthur Calliari e da Fagiro Empreendimentos.