Da Redação
Na noite desta segunda-feira (16) e madrugada de terça-feira (17), quando foi registrada a menor temperatura do ano, 4.8 graus, com sensação térmica de 0 grau, em função do vento, a Fundação de Ação Social (FAS), responsável pela Ação Inverno 2022, abriu uma unidade emergencial na Regional Cajuru e acolheu 1.194 pessoas em situação de rua.
Desde a semana passada, a FAS vem intensificando a ação, entre as 18h e 1h, para localizar e oferecer acolhimento às pessoas que estariam nas ruas desprotegidas. Durante toda a noite, as equipes fizeram 346 abordagens sociais, sendo que 145 delas solicitadas pela Central 156, principalmente pela população.
Em três situações, os educadores sociais estiveram no endereço indicado, mas já não havia ninguém no local. As equipes percorreram ainda roteiros de busca em toda a cidade para localizar pessoas.
Apesar do frio e da insistência dos educadores em oferecer acolhimento, 210 pessoas recusaram ir com as equipes para os acolhimentos do município. Destas, 27 receberam cobertores por estarem pouco agasalhadas. De todos que foram abordados, 123 aceitaram acolhimento e foram encaminhados para casas de passagem, onde podem dormir em camas, tomar banho quente, receber roupas limpas e se alimentar. As demais pessoas acolhidas na noite, já vêm sendo abrigadas permanentemente pelo município.
Em função do estado de saúde, a FAS precisou acionar o Samu para atendimento a uma pessoa e outras duas foram encaminhadas para unidades de pronto atendimento.
Durante a ação, os educadores sociais localizaram um adolescente que é acolhido pelo município, mas estava fora do abrigo, e também precisaram acionar o Conselho Tutelar para atendimento a um menor de idade que estava sem os responsáveis. Depois de conversar com a equipe da FAS, uma pessoa decidiu retornar para a família.
Com a previsão da continuidade do frio, a FAS manterá ações intensificadas até a próxima sexta-feira (20). Esse trabalho é desenvolvido sempre em que há previsão das temperaturas serem iguais ou abaixo de 8 graus.
O trabalho intensificado acontece de forma regionalizada, das 18h a 1h. Depois deste horário o trabalho segue o cronograma da Central de Encaminhamento Social, que funciona 24 horas, e atende toda a cidade.
LEIA TAMBÉM:
- Curitibano chega ao topo do Everest; alpinista é o brasileiro mais velho a conquistar o cume
- Perfil: Matheus Laiola, o delegado que não dá trégua a quem maltrata animais
Como ajudar
De acordo com o Simepar, a madrugada desta quarta-feira (18) será a mais fria do ano, até o momento. A previsão é que os termômetros cheguem a 1 ou 2 graus, com sensação térmica negativa, em função do vento gelado.
A Prefeitura pede a ajuda da população para proteger as pessoas em situação de rua. A orientação é para que entrem em contato com a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156, sempre que avistarem alguém nessa condição.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: