Chefs que comandam duas das principais rotisserias de Curitiba unem forças para expandir atuação e lançar novidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
chefs 10 foto rodrigo pierrot
Fernanda Zacarias, da Ragu Rotisseria, e Solange Schneider, do Empório Rosmarino, agora estão juntas em um novo negócio. As lojas físicas com as antigas marcas vão permanecer.

Duas marcas reconhecidas da gastronomia de Curitiba, Ragu Rotisseria e Empório Rosmarino, uniram forças para juntas expandir sua atuação e apresentar novidades. Capitaneadas pelas chefs Fernanda Zacarias e Solange Schneider, desde o começo de outubro compartilham espaço, equipamentos e equipe numa mesma cozinha central, localizada em Santa Felicidade. A partir dali, preparam para o próximo ano o lançamento de uma nova marca criada em conjunto, a Ragu Presto, que terá foco principal em pratos ultracongelados e na expansão para o varejo.

Em breve os novos produtos chegarão às prateleiras de delicatessens, supermercados e lojas especializadas, além de uma linha de food service para atender restaurantes e buffets. O foco inicial da Ragu Presto são as regiões Sul e Sudeste. Fernanda e Solange, ao mesmo tempo, continuam o trabalho com suas respectivas marcas solo, que mantém linhas de produtos e lojas físicas separadas.

As duas empresas somam 30 anos de história: 20 do Empório Rosmarino e 10 da Ragu Rotisseria. A união das chefs teve como principal motivador a sintonia no estilo, forma de trabalho e apreço por uma comida com alma artesanal. Se juntou a isso a vontade de aumentar a produção e conquistar novos mercados sem perder a qualidade.

“Esta conexão foi um processo muito natural e sem grandes esforços, pois sempre tivemos admiração mútua. Há uma grande sinergia entre nós”, conta Fernanda Zacarias. “Compartilhamos ideias de uma gastronomia saborosa e saudável, sem conservantes, que valoriza a comida de verdade e com apuro gastronômico”.

 Solange Schneider completa: “as duas empresas já compartilhavam uma filosofia de trabalho próxima, com alguns produtos similares, e estavam num momento decisivo de procurar expandir. Então tudo aconteceu na hora certa”.  Conforme Solange, a soma de forças possibilitou maior investimento em espaço, infraestrutura e equipamentos que garantem uma padronização dos processos, aumento da produtividade e qualidade dos produtos.

No ultracongelamento, os alimentos passam por um congelamento rápido e a baixas temperaturas, geralmente menores do que -40°C. Esse processo tem várias vantagens, como preservar a estrutura dos alimentos, manter suas características nutricionais, aumentar a vida útil e garantir maior segurança alimentar. Não são utilizados conservantes no processo.

As chefs ainda não revelam muitos detalhes sobre os produtos da Ragu Presto. Mas certamente vai compreender pratos individuais para a linha dia a dia, massas recheadas, massas de forno, sopas, molhos, aperitivos e muitas novidades.

Lojas independentes

Apesar da união da produção e da nova marca Ragu Presto, as lojas físicas continuam com endereços independentes para a venda dos produtos. A Ragu Rotisseria segue no Batel, na Rua Francisco Rocha, 533, e o Empório Rosmarino nas Mercês, na Rua Fernando Simas, 347. A Ragu também mantém seu atendimento de eventos, enquanto a chef Solange se dedicará ao aprofundamento de novas receitas e processos produtivos da nova fábrica.

Solange Schneider formou-se em hotelaria em 1992 e após trabalhar no ramo hoteleiro foi durante mais de uma década proprietária e responsável pela cozinha do restaurante Peccato, que marcou época em Curitiba. Atuou como professora do Centro Europeu e, desde 2004, está à frente do Empório Rosmarino, especializado em pratos ultracongelados para serem saboreados em casa. Também realizou muitos trabalhos de consultorias gastronômicas para restaurantes, bares  e hotéis.

Fernanda Zacarias se formou chef pelo Centro Europeu e depois fez curso superior de cozinha italiana na cidade de Colorno, na região da Emília-Romanha, norte da Itália. Nesta mesma viagem, atuou também em dois restaurantes estrelados da família Alajmo – Le Calandre e La Montecchia. No Brasil, trabalhou em Curitiba, no Zea Mais, e em Belém do Pará, no Remanso do Bosque, para depois fundar seu próprio negócio, a Ragu Rotisseria.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.