Cidade Industrial de Curitiba completa 50 anos com 20 mil empresas e 80 mil empregos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
cic4
Evento na Prefeitura celebrou os 50 anos da CIC e homenageou servidores antigos da Curitiba S.A., além de entregar títulos de regularização fundiária a empresas da região. (Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

Os 50 anos de criação da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) foram comemorados, nesta terça-feira (9), pela Prefeitura de Curitiba ao lado de empresários e pioneiros do maior e mais populoso bairro de Curitiba. No evento, foram entregues títulos de regularização fundiária para sete empresas do bairro e também foram feitas homenagens aos servidores mais antigos da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (Curitiba S.A.), que participou da criação da CIC e promove ações de regularização fundiária das indústrias na região.

Durante a cerimônia, o prefeito Rafael Greca destacou como visionário Jaime Lerner, ex-prefeito que criou e implantou a CIC, na década de 1970. “A Cidade Industrial de Curitiba é o suporte econômico da cidade. Quando ela começou, ninguém imaginava um sucesso tão grande”, afirmou, lembrando que na região estão instaladas grandes empresas como a Volvo e a Horsch. “A CIC completa 50 anos com 20 mil empresas e 80 mil empregos. Hoje, saudamos funcionários de 30 a 48 anos de casa da Curitiba S.A. e também os empresários que tiveram suas empresas com regularização fundiária. Vamos continuar trabalhando para fazer mais regularizações fundiárias na CIC”, completou.

Entre os investimentos futuros na região, foram anunciados a construção da Rua da Cidadania da CIC, na nova Fazenda Urbana que será erguida no Parque dos Tropeiros, além da criação da fábrica de vacinas de Curitiba.

Homenageados

Os oito servidores com maior tempo de serviço na Curitiba S.A. receberam placas de homenagem pelo trabalho realizado, entre eles Luiz Alberto Beatrice e Neusa Terezinha Brey, que acompanharam a criação da Cidade Industrial de Curitiba.

“Eu me sinto muito satisfeito porque é um projeto que deu certo. Tenho muito orgulho de ter participado deste projeto inovador da cidade. Continuo com muita vontade de trabalhar, ainda temos muitas coisas para resolver”, afirmou Luiz Alberto, que trabalha há 48 anos na Curitiba S/A. “É uma vida inteira. Hoje, é um reconhecimento do nosso trabalho. Passou muito rápido o tempo, mudou muita coisa, a tecnologia trouxe mais possibilidades e facilidades para nosso trabalho”, completou Neusa, há 46 anos na empresa.

História

A Cidade Industrial de Curitiba começou a ser implantada em 1973, durante a primeira gestão de Jaime Lerner na Prefeitura, após um decreto municipal desapropriar as terras do Velho Prado do São Sebastião, uma área de 43,7 milhões de metros quadrados quase desabitada no oeste de Curitiba. A partir daí, a região agregou a indústria ao perfil econômico da capital paranaense, cabendo à então Companhia de Urbanização de Curitiba (Urbs), atual Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (Curitiba S.A.), a sua administração.

A CIC foi inaugurada dois anos após esse lançamento, em 5 de março de 1975. Na mesma época, três das 40 indústrias em implantação já funcionavam e outras nove se preparavam para iniciar as atividades. Foi a primeira etapa de um vasto complexo industrial, que uniu o uso do solo à estrutura viária e ao transporte de qualidade da população.

No mesmo período, a Cidade Industrial de Curitiba oferecia aos empresários e investidores um espaço inovador integrado à vida urbana de Curitiba, um parque industrial totalmente revolucionário para a época, com os mais diversificados ramos de atividade industrial. Para incentivar as empresas a migrarem para a região, foram oferecidos, no início, incentivos fiscais, como isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), além de financiamentos das áreas a longo prazo.

Nas décadas seguintes, a CIC seguiu crescendo, atraindo também muito moradores e tornando-se o bairro mais populoso da cidade.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.