O Colégio Santo Anjo, em Curitiba, realizou nesta quinta-feira (20) o evento Plante Amor – Colha Paz, desenvolvido pela instituição em contraposição aos ataques de ódio às escolas e à onda de fake news semeando medo na sociedade sobre novas ações violentas. A ação teve como convidado José Barreto de Macedo Junior, delegado-chefe do Núcleo de Combate ao Cibercrime (Nuciber), que realizou palestra para os alunos, pais, professores e funcionários da rede de quatro escolas na capital, que reúne 2,9 mil estudantes.
“O combate à violência e a manutenção da segurança é um trabalho de toda a sociedade. Deve envolver autoridades, instituições e também as famílias. Casos recentes envolvendo adolescentes em crimes de ódio mostram o quanto esse público é vulnerável e, por isso, mais do que nunca é preciso que os pais acompanhem de perto as rotinas dos filhos, conversando, esclarecendo, alertando e até mesmo fiscalizando o que eles acessam na internet, o que guardam em seus armários e o que carregam em suas mochilas”, afirmou Macedo.
O delegado abordou temas como bullying, cyber bullying e fake news. E alertou para o grande número de canais de comunicação on-line a que os jovens estão expostos, lembrando que a Polícia Civil tem encontrado casos de assédio inclusive em chats de jogos digitais. Macedo também comentou sobre o papel das forças de segurança contra a violência que afeta a sociedade e foi didático ao explicar que todas as pessoas, inclusive os adolescentes, estão sujeitas à responsabilização por atos infracionais, como a disseminação de boatos e atos que estimulem o medo e o ódio.
“O Santo Anjo trouxe o tema da segurança escolar para dentro do plano pedagógico, porque percebemos que o excesso de informações gerou um sentimento de preocupação nos alunos. Promovemos bate-papos e palestras, com a parceria das Polícias Militar e Civil, tanto com os profissionais quanto com os alunos, e também trabalhamos em sala o emocional dos estudantes, gerando reflexões sobre quais são os sentimentos que queremos dentro da escola”, diz Adriane Cristina Wzorek, assessora pedagógica do colégio.
Além de treinar funcionários e professores com a ajuda da Polícia Militar e da Polícia Civil, dentro do Projeto de Segurança Escolar, o Colégio Santo Anjo está trabalhando sobre o tema em sala de aula com todos os alunos. A abordagem é sempre de acolhimento a eventuais temores e de esclarecimentos sobre a importância da participação de todos na construção de um mundo de paz.
Durante a semana, os alunos foram convidados a expressar em desenhos, cartas e mensagens sentimentos que gostariam de plantar com os colegas e professores. As mensagens foram afixadas em uma grande Árvore da Paz e “colhidas” nesta quinta-feira, como um gesto de construção da cultura da paz.
Marista
Na quarta-feira (19), os alunos dos Colégios Maristas de Curitiba participaram de uma ação em prol da paz. Chamado de Dia do Cuidar, a iniciativa envolveu mais de 90 mil estudantes de todo o país. Diferentes abordagens, de acordo com a faixa etária de cada turma, foram usadas para promover um momento de acolhimento, respeito e de promoção da cultura da paz. O objetivo foi promover a cultura do cuidado, compartilhar experiências, fortalecer vínculos e se inspirar para construir um mundo mais humano, solidário e pacífico.
Os alunos dos Colégios Marista Anjo da Guarda, Santa Maria e Paranaense pararam suas atividades curriculares para participar de dinâmicas e reflexões e depois realizaram registros do que é ser promotor da paz. Entre as ações estavam desenhos, cartazes, poesias e muito amor envolvido nos materiais criados por crianças e adolescentes. “Foi um momento para analisarmos a importância de todos e como podemos reforçar a escola como um lugar de encontro, convivência, de construção de relações pautadas pela escuta, respeito, amorosidade e acolhimento a todos e todas, principalmente aos nossos estudante”, lembrou o Irmão Paulo Henrique de Oliveira Soareso, gerente de Identidade e Missão do Marista Brasil.
A iniciativa também ultrapassou os muros dos colégios por meio de uma live sobre bullying e o cyberbullying, que aconteceu no final da tarde de quarta-feira.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: