Da Redação
O Grupo Heineken no Brasil, segunda maior cervejaria do país, anunciou nesta quarta-feira (11) investimento de R$ 865 milhões em sua fábrica de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O anúncio faz parte da estratégia do grupo de ampliar a produção de cervejas premium, principalmente da marca Heineken. Com o aporte, que será realizado entre 2020 e 2021, a capacidade de produção da cervejaria será ampliada em 75%, fazendo de Ponta Grossa a terceira maior operação da Heineken no Brasil. O evento contou com a presença do presidente do grupo, Maurício Giamellaro, do governador Ratinho Jr. e do prefeito da cidade, Marcelo Rangel.
Atualmente, mais de um terço do segmento premium brasileiro é representado pela marca Heineken, o que tornou o país o maior mercado consumidor da cerveja no mundo no ano passado. Segundo Maurício Giamellaro, este movimento reforça o compromisso de longo prazo da companhia com o mercado brasileiro. “Nós acreditamos no potencial de crescimento do Grupo Heineken, o que se confirma pelos ótimos resultados da companhia no país nos últimos anos, e nossos investimentos são proporcionais à essa confiança”, disse o executivo.
O investimento na fábrica de Ponta Grossa também visa a expansão de capacidade na categoria de cervejas mainstream (segmento médio de mercado), revolucionada pelo Grupo Heineken a partir da inserção de marcas puro malte como Amstel e Devassa. Além disso, o aporte viabilizará a produção da Heineken 0.0%, uma importante inovação que reforça o compromisso da companhia com o consumo responsável de bebidas alcoólicas. A cervejaria de Ponta Grossa será a primeira a produzir esse novo produto no país, que chega ao mercado ainda neste primeiro semestre.
Fundada há 25 anos, a cervejaria recebeu grandes investimentos nos últimos anos. Localizada em um entroncamento rodoviário, Ponta Grossa favorece o escoamento da produção para mercados-chave como as regiões Sul e Sudeste, relevantes para o segmento premium. Com o aporte, serão gerados 600 novos empregos, entre diretos e indiretos. As obras têm previsão de conclusão para 2021 e o aumento de capacidade acontecerá gradualmente, com parte do novo volume sendo produzido ainda em 2020.
Em discurso na cerimônia de anúncio da expansão da cervejaria, o governador Ratinho Jr. disse que a decisão do Grupo Heineken é fruto do esforço do governo de buscar, no Brasil e no mundo, investimentos que tragam emprego e renda para os paranaenses. “O nosso governo busca construir um ambiente propício ao desenvolvimento de novos negócios. Somos parceiros de quem quer investir”, afirmou o governador. O empreendimento tem o apoio do Programa Paraná Competitivo, do governo do estado.