Com movimentação acima de R$ 60 bi, consórcios imobiliários se tornam alternativa para quem busca pouca burocracia

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Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac) revela que houve um aumento de 22,7% nas somas das comercializações de imóveis (Foto: Gettyimages)

Modalidade que não cobra juros, nem valor de entrada do consorciado, com burocracia mínima para aquisição do imóvel, o consórcio imobiliário tem ganhado espaço na carteira de grandes empresas do mercado local, como a Servopa e a Ademicon. A adesão dos brasileiros ao sistema de consórcios teve uma aceleração de janeiro a maio deste ano na comparação com 2023 tendo o consórcio residencial como um dos destaques na venda de novas cotas em relação às demais categorias existentes.

Um levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac) revela que houve um aumento de 22,7% nas somas das comercializações de imóveis, o maior dentre todas as categorias: veículos leves, motocicletas, eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, veículos pesados e serviços. Somando todos os tipos de produtos, foram realizados mais de R$ 140 bilhões em negócios. E o consórcio de imóveis participou com cerca de 45% do valor, um total de R$ 63 bilhões. Em número de consorciados ativos, a modalidade é a terceira maior. 

O crescimento ocorre em meio a uma sequência de cortes da Selic (taxa de juros referência no Brasil) no primeiro semestre. Em queda desde agosto de 2023, o índice reduziu de 13,75% para 10,50%.

“Essa democratização do crédito e das formas de captação de recursos financeiros é uma maneira de realizar o tão precioso sonho da casa própria. Como existem dificuldades com alguns bancos, juros altos e falta de valores disponíveis para financiamento, o consórcio é a melhor maneira de se fazer essa aquisição”, destaca o corretor de imóveis e presidente da Confraria Imobiliária de Curitiba, Carlos Eduardo Canto, com quase 50 anos de atuação profissional.

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Segundo Carlos Canto, até os clientes mais jovens estão aderindo ao consórcio, por ser uma maneira fácil de ter acesso a um imóvel. (Foto: Divulgação)

Já o diretor master licenciado do Consórcio Servopa, Marcelo Fatuch, ressalta que poucas pessoas sabem que o consórcio não é utilizado apenas para a compra e venda de imóveis, mas também para uma quitação de financiamento, dando uma maior liberdade ao cliente. Além disso, de acordo com Fatuch, o consórcio é cada vez mais visto como uma moeda forte em solidez e segurança para os clientes.

R$ 13 bilhões em créditos

Tatiana Schuchovsky Reichmann, CEO da Ademicon, uma das maiores gestoras de consórcios do Brasil, explica que na modalidade o cliente escolhe um valor de crédito, com montantes que variam de R$ 80 mil a R$ 1 milhão, e investe em uma parcela mensal que cabe no bolso. “O consórcio de imóveis é o nosso carro-chefe. Nos primeiros oito meses deste ano, comercializamos mais de R$ 13 bilhões em créditos, somente no segmento de imóveis, o que representa um crescimento de 53% em relação ao mesmo período de 2023”, afirma. 

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Tatiana Reichmann destaca que oconsórcio de imóveis é o principal produto da Ademicon. (Foto: Divulgação)

O sucesso da modalidade é tanto que a Servopa, concessionária Volkswagen, está investindo em uma inteligência artificial (IA) específica para esse atendimento. “Estamos em fase final de desenvolvimento da primeira IA exclusiva para o consórcio Servopa, chamada Victoria. Com ela, o cliente poderá tirar as principais dúvidas do produto, adquirir consórcio de forma digital e receber as orientações necessárias para o faturamento”, antecipa Marcelo Fatuch.

O mesmo acontece na Ademicon, que vem empregando a IA para melhorar a experiência do cliente por meio de aplicativos móveis e uma telefonia digital integrada.

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