Da Redação
Com a previsão da chegada de uma nova onda de frio para os próximos dias, Curitiba vai intensificar o atendimento a pessoas em situação de rua. O trabalho é executado pelas equipes da Fundação de Ação Social e será ampliado entre a noite desta sexta-feira (29) e a madrugada de terça-feira (02), período em que a temperatura mínima deve chegar a 3 graus.
Educadores sociais farão busca ativa em roteiros já identificados e estabelecidos, além de atenderem solicitações que chegarem à Central 156. Profissionais do Consultório na Rua participam das abordagens para ajudar na avaliação dos casos que precisam de atendimento de saúde. Durante o dia, a abordagem à população é feita pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e, à noite, pela Central de Encaminhamento Social (CES), que funciona 24 horas por dia e sete dias na semana.
As equipes oferecem acolhimento nas unidades do município. Para aqueles que recusam, as equipes de abordagem fazem a distribuição de cobertores e mantas térmicas. Atualmente, são 1.342 vagas, distribuídas em 27 unidades próprias e parceiras. “Esse número pode ser ampliado, de acordo com a demanda”, explica a presidente da FAS, Maria Alice Erthal.
Os animais de estimação também são transportados com seus tutores. Para isso, a FAS mantém em suas Kombis para abordagem social, caixas para animais de até médio porte. Para esses casos, o acolhimento é feito na Praça Solidariedade, complexo de atendimento à população de rua onde existem canis.
As chamadas ações intensificadas fazem parte da Ação Inverno – Curitiba que Acolhe, que teve início em 15 de maio, e são realizadas sempre que há previsão de temperaturas abaixo de 8 graus. Das 18h a 1h, mais equipes de abordagem social vão percorrer as ruas de toda a cidade, em busca de pessoas que estejam desprotegidas para ofertar acolhimento.
Ajuda pelo 156
Quem quiser ajudar, o contato pode ser feito pela Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: