Com sistema delivery ou retirada no balcão, Palazzo Pizzaria volta para agradar o paladar dos curitibanos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Vanda Ramos

Casa dos pais de Nilo Krukoski, na Avenida Bispo Dom José, no Batel, onde a Palazzo Pizza funcionou por 41 anos (Imagem: Arquivo Pessoal)

Conhecida por nove entre dez curitibanos em sua época, a Palazzo Pizzaria, inaugurada em 1967 e fechada em 2008, voltou a funcionar – no momento somente com delivery e para retirada no balcão – procurando reviver a tradição do estabelecimento, que fez história na cidade.

A chegada da Palazzo foi um marco em Curitiba em termos de gastronomia e atendimento. No ano em que foi inaugurada, só se comia pizza em fatias no balcão de estabelecimentos no Centro da cidade. O proprietário Nilo Krukoski, na época, estava procurando onde investir algum dinheiro e ouviu conselhos de amigos que sugeriam que ele abrisse uma pizzaria nos moldes das que existiam em São Paulo. Foi assim que nasceu a primeira pizzaria em formato de restaurante em Curitiba, a Palazzo Pizzaria. O estabelecimento durou 41 anos na antiga casa dos pais de Nilo, na Avenida Bispo Dom José, no coração do Batel.

Quem lembra a história é o filho de Nilo, Luiz Krukoski, 63, que praticamente cresceu na pizzaria e foi administrador do estabelecimento em seus últimos 25 anos de existência. O local fez sucesso e se enchia de gente, principalmente nos finais de semana. As inovações eram muitas: pizzaria em formato de restaurante com um grande salão, um ótimo time de garçons, amplo estacionamento e tecnologias que não existiam na época. “Criamos um ‘rechaud’ específico que mantinha as pizzas quentes na mesa. E com a ajuda de um tio projetamos, construímos e patenteamos nós mesmos um forno elétrico de esteira que só depois viria a ser criado em outros locais. Ele chegava a quase 500 graus”, relembra.

A família Krukoski, fundadora da Palazzo: Nilo (à esq.), Denise, Violeta, Eduardo, Luiz e Denise (Foto: Arquivo Pessoal)

A gastronomia do produto também evoluiu. Com um esquema de restaurante, Luiz e seu pai puderam caprichar na qualidade dos ingredientes e das receitas. A massa, por exemplo, lembra Luiz, levava azeite, e o forno inovador se encarregava de assá-la rapidamente de forma que ficava irresistível.

O negócio prosperou. Durante a década de 1980, foram abertas duas filiais, uma no Alto da XV, e outra fora da cidade, em Porto Alegre. E nos anos 1990, a matriz começou a abrir as portas também no almoço, com comida por quilo. As filiais acabaram fechando, e infelizmente em 2008 a família resolveu vender o imóvel do Batel – a contragosto de Luiz, que teve que fechar o negócio logo depois. “Fiquei doente por causa disso. Tínhamos 45 funcionários em dois turnos, éramos uma família”, diz.

LEIA TAMBÉM:

De lá para cá, Luiz vem trabalhando com construção civil e reciclagem de materiais. Mas o espírito de pizzaiolo ainda permanecia vivo nele. Foi então que, com o concunhado Luiz Müller, abriu, em 13 de dezembro de 2020, sem alarde uma nova Palazzo Pizzaria, no Campina do Siqueira. Mas, por ora, devido às dificuldades da pandemia, somente com delivery ou para retirada no balcão. Com quatro funcionários, o negócio está cheio de desafios devido à situação atual e à grande concorrência. “Mas está sendo satisfatório”, diz Luiz.

Os casais Luiz e Denise Krukoski (à esq) e Ligia e Luiz Muller, atuais donos (Foto: Arquivo Pessoal)

E planos para abrir novamente um salão, para reviver os velhos e bons tempos? “Sim, temos planos para isso, mas sem nenhuma previsão ainda. Vamos caminhar conforme o momento certo de crescer, estamos resgatando a qualidade da pizza, que, acredito, está até melhor do que antes. E para o futuro, vamos ver como fica a situação”, finaliza.

SERVIÇO:

Palazzo Pizzaria
Rua Hugo Kinzelmann, 244
Campina do Siqueira, Curitiba-PR
Fone: (41) 3044-7788
Whatsapp/Celular: (41) 99109-9225

Horários:

Delivery

TERÇA, QUARTA E DOMINGO:
18:00 às 22:30

QUINTA, SEXTA E SÁBADO
18:00 às 23:00

Takeout

TERÇA, QUARTA E DOMINGO:
18:00 às 22:30

QUINTA, SEXTA E SÁBADO
18:00 às 23:00

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

2 comentários em “Com sistema delivery ou retirada no balcão, Palazzo Pizzaria volta para agradar o paladar dos curitibanos”

  1. Avatar
    Tânia Maria de Souza.

    Matando saudades dessa cidade. Fui moradora por 10anos 76/86, de Curitiba. Comi muita pizza na Palazzo Batel, onde aprendi a gostar da massa ,a preferida era a Califórnia. Depois dividia entre a Cantina Fornello do Sr. Alberto lá no Boa Vista mais tarde vizinha de vcs aí no Batel. Boa sorte, Sucesso LUIZ e a todos. Hoje moro no RJ..?

  2. Avatar

    Ando esquecida, mas lembrei em tempo. A Cantina Fornello era no Juvevê e o dono a época chamava-se Adalberto. Lá comia um Calzone sem igual ,nunca mais pude admirar pratos feitos com tanto amor .Com temperos naturais. Obrigada Curitiba ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.