Comício pelas Diretas Já em Curitiba, que completa 40 anos em 2024, ganha documentário

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Comício pelas Diretas Já em Curitiba, que completa 40 anos em 2024, ganha documentário
O comício das Diretas Já levou uma multidão à Boca Maldita em 12 de janeiro de 1984. (Foto: Ivan Bueno)

Há quase 40 anos, no dia 12 de janeiro de 1984, Curitiba recebia o primeiro comício das Diretas Já, movimento popular que entraria para a história ao tentar interromper as duas décadas em que a ditadura militar impedia a escolha dos presidentes da República pelo voto direto. Mais de 50 mil pessoas foram à Boca Maldita naquele dia para ouvir os discursos inflamados em defesa da democracia de líderes políticos como o então presidente nacional do MDB, deputado Ulysses Guimarães, os governadores Tancredo Neves, Franco Montoro e José Richa, o senador Alvaro Dias e o deputado federal Dante de Oliveira, autor da emenda constitucional que restabeleceria a eleição direta para presidente.

Comício pelas Diretas Já em Curitiba, que completa 40 anos em 2024, ganha documentário
O presidente nacional do MDB, deputado Ulysses Guimarães, e o senador Alvaro Dias, então presidente estadual, chegam à sede do diretório do partido na Avenida Vicente Machado. (Foto: Ivan Bueno)

O publicitário Marco Buchmann e o cineasta Daniel Pereira decidiram contar a história do comício que viria a se repetir em todas as capitais e grandes cidades brasileiras com o documentário “Eu quero votar para presidente – O Documentário”, com depoimentos dos participantes, além de imagens históricas do dia. O lançamento está previsto para 12 de janeiro de 2024 quando se completam às quatro décadas do comício. “Decidimos contar essa história que começou aqui porque as pessoas só se lembram do movimento a partir de São Paulo”, diz Marco, lembrando que uma semana depois o comício se repetiria em São Paulo, na Praça da Sé, reunindo milhares de pessoas e artistas.

Comício pelas Diretas Já em Curitiba, que completa 40 anos em 2024, ganha documentário
O cineasta Daniel Pereira (à esq.) e o publicitário Marco Buchmann, diretores do documentário. (Foto: Vida Santos)

Marco Buchmann, que na época tinha dois anos de idade, é filho do também publicitário Ernani Buchmann, um dos responsáveis pela realização do comício, então sócio da agência Exclam. Ele diz que cresceu ouvindo o pai contar histórias dos bastidores do comício. Além de Ernani, também se envolveram com o planejamento do evento os publicitários Antonio Luiz de Freitas, Bira Menezes e Sergio Mercer. “Vamos contar como esse pessoal se juntou e criou o maior movimento que entrou para a história do país para fazer jus a todos que o fizeram acontecer”, acrescenta Marco Buchmann.

Ele e Daniel Pereira já deram início às gravações com os personagens que participaram diretamente da organização do movimento, como o ex-senador e ex-governador Alvaro Dias e familiares do também ex-governador José Richa e do ex-prefeito de Curitiba Maurício Fruet, entre vários outros. Marco também entrou em contato com a cantora Fafá de Belém, musa das Diretas, Já, que também participou do comício e aguarda a resposta da cantora. Ele solicita a quem tiver qualquer material referente ao evento que entre em contato via Instagram dos diretores. “Contar essa história é uma retratação importante com os personagens que quase ninguém conhece, mas que fizeram a roda da democracia voltar a girar”, afirma Daniel, que nasceria dois anos depois da realização do histórico comício que naquele 12 de janeiro de 1984 colocou Curitiba no epicentro do mapa político do Brasil.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.