O cordão de girassol, que foi recentemente instituído como símbolo oficial de identificação das pessoas com deficiências ocultas, passou a ser oferecido no Museu Oscar Niemeyer. São consideradas deficiências ocultas as que não podem ser percebidas de imediato, como autistas que têm preferência de atendimento e suporte diferenciado.
O uso do símbolo se tornou oficial a partir da Lei nº 14.624, de 17 de julho de 2023, em que o Estatuto da Pessoa com Deficiência. O cordão pode ser levado pelo visitante do MON para utilizá-lo em outros locais ou em uma próxima visita ao Museu. Para retirar gratuitamente os cordões, basta solicitá-los na recepção.
Ano passado foi entregue ao público do museu, uma Sala de Acomodação Sensorial (SAS), espaço criado especialmente para pessoas neurodivergentes que precisam de um local reservado e com estímulos reduzidos. Além disso, o MON também oferece protetores auriculares descartáveis, para a minimização de possíveis ruídos. Estas ações fazem parte do programa de inclusão MON para todos, que também inclui ferramentas para preparação da visita, a Narrativa Social e o Mapa Sensoria do local.
Desde 2019, o MON conta com o Núcleo de Acesso e Participação (NAP) para ampliar o acesso de todos os públicos a obras do acervo e às atividades oferecidas pela instituição. O objetivo é inserir cada vez mais a comunidade no Museu, participando ativamente de suas ações e propostas.
O Programa MON para Todos contempla ações voltadas para os públicos com deficiências. Além das pessoas autistas, o programa atende pessoas cegas ou com baixa-visão, com legendas em Braille, maquete tátil, audioguia, esculturas originais e réplicas em miniatura. Para as pessoas surdas, oferece atividades e vídeos traduzidos em Libras.
.
Serviço
O Cordão de Girassóis está disponível para o público autista na recepção próxima ao guarda-volumes, basta solicitá-lo.
A Sala de Acomodação Sensorial (SAS) está localizada no primeiro piso do Museu, em frente à sala expositiva 1.
www.museuoscarniemeyer.org.br