A Tintas Verginia anunciou a publicação de seu primeiro Relatório Anual de Sustentabilidade, que detalha os resultados alcançados pela empresa em 2022 nas áreas Ambiental, Social e de Governança (ESG) – sigla das palavras em inglês Environmental, Social and Governance.
Eduardo Bathke, diretor geral da empresa, enfatizou que o objetivo principal é proporcionar transparência e compartilhar os resultados das iniciativas ESG com colaboradores, clientes, fornecedores e a comunidade. Além disso, o relatório servirá como referência para o mercado financeiro.
Em 2022, em relação à área Ambiental, a Tintas Verginia conquistou o selo de “Empresa Aterro Zero” pela gestão de resíduos sólidos. Além disso, a empresa realizou um inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), promoveu a logística reversa de 6 toneladas de embalagens por meio do programa Coleta Colorida, reciclou 55% dos resíduos sólidos gerados e destinou 43% dos resíduos não recicláveis para coprocessamento de energia.
Na área Social, por meio do Instituto Verginia, a empresa investiu R$ 140 mil em ações sociais e mobilizou 45 colaboradores para dedicar 120 horas de trabalho voluntário em benefício de 15 instituições que envolvem mais de 5 mil pessoas. A empresa também utilizou, com incentivos fiscais, R$ 80 mil em projetos culturais, esportivos e sociais, incluindo doações de tintas para a pintura de murais.
No âmbito de Governança, a empresa aprimorou sua gestão com a criação de materiais de conduta e cultura. O relatório também estabelece metas futuras ligadas à pauta ESG e destacou a expansão da marca em Santa Catarina, a abertura de duas novas lojas e o lançamento do modelo de franquia. A empresa planeja conduzir pesquisas periódicas para medir o nível de felicidade dos colaboradores e aspira alcançar índices ainda mais altos de satisfação. A Tintas Verginia também recebeu reconhecimento como um “Lugar Incrível para Trabalhar” e alcançou uma alta pontuação no NPS, indicando a satisfação e fidelidade dos clientes.