Da Redação
A Comunidade Judaica comemora a festa das luzes, o Chanuka, momento em que judeus do mundo inteiro acendem o candelabro com oito velas (Chanukya). Em Curitiba, a festa das luzes é comemorada na Praça 29 de Março, no bairro Mercês, há 27 anos. No entardecer do último domingo (18), o vice-prefeito Eduardo Pimentel participou da cerimônia de acendimento da primeira vela do grande candelabro colocado junto à fonte da praça. Ele representou o prefeito Rafael Greca no ato religioso.
Pimentel destacou a contribuição cultural, política e econômica da comunidade judaica na formação de Curitiba. “Devemos ao povo judeu agradecimento pelo grande trabalho na construção de uma Curitiba mais justa e economicamente desenvolvida. O prefeito Rafael Greca e eu celebramos com vocês a festa das luzes”, afirmou o vice-prefeito.
Calendário
A festa, que tem duração de oito dias, começa no por-do-sol do 24º para o 25º dia do mês judaico de kislev, nono mês do calendário hebraico que equivale aos meses de novembro e dezembro. Depois de acesa a primeira vela (chamashi), as demais vão sendo acesas até o 8º dia. Famílias se juntam à comunidade, crianças ganham presentes e são servidos os latkes (bolinho de batata frito) e os sufganyots (sonhos recheados).
O presidente da Comunidade Israelita do Paraná, Alexandre Knopfholz, explica que há 27 anos a festa das luzes é comemorada em Curitiba na Praça 29 de Março. “Este é um momento de reflexão e comunhão entre nossas famílias, mas principalmente de estudar a Torá”, afirmou ele.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: