Comunidade judaica de Curitiba celebra Chanuka, a festa das luzes que teve início neste domingo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Comunidade judaica de Curitiba celebra Chanuka, a festa das luzes
Em Curitiba, a festa das luzes é comemorada na Praça 29 de Março, há 27 anos. (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

A Comunidade Judaica comemora a festa das luzes, o Chanuka, momento em que judeus do mundo inteiro acendem o candelabro com oito velas (Chanukya). Em Curitiba, a festa das luzes é comemorada na Praça 29 de Março, no bairro Mercês, há 27 anos. No entardecer do último domingo (18), o vice-prefeito Eduardo Pimentel participou da cerimônia de acendimento da primeira vela do grande candelabro colocado junto à fonte da praça. Ele representou o prefeito Rafael Greca no ato religioso. 

Pimentel destacou a contribuição cultural, política e econômica da comunidade judaica na formação de Curitiba. “Devemos ao povo judeu agradecimento pelo grande trabalho na construção de uma Curitiba mais justa e economicamente desenvolvida. O prefeito Rafael Greca e eu celebramos com vocês a festa das luzes”, afirmou o vice-prefeito.

Calendário

A festa, que tem duração de oito dias, começa no por-do-sol do 24º para o 25º dia do mês judaico de kislev, nono mês do calendário hebraico que equivale aos meses de novembro e dezembro. Depois de acesa a primeira vela (chamashi), as demais vão sendo acesas até o 8º dia. Famílias se juntam à comunidade, crianças ganham presentes e são servidos os latkes (bolinho de batata frito) e os sufganyots (sonhos recheados).

O presidente da Comunidade Israelita do Paraná, Alexandre Knopfholz, explica que há 27 anos a festa das luzes é comemorada em Curitiba na Praça 29 de Março. “Este é um momento de reflexão e comunhão entre nossas famílias, mas principalmente de estudar a Torá”, afirmou ele. 

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.