Conferência nacional sobre centrais geradoras hidrelétricas discute energia renovável em Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

CGH Nicolau Klüppel, no vertedouro do Parque Barigui. (Foto: Daniel Castellano) 

Será realizada nesta quarta (23) e quinta-feira (24) em Curitiba a V Conferência Nacional sobre PCHs e CGHs. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas (ABRAPCH), será no Teatro Up Experience, na Universidade Positivo.

A conferência reúne os principais atores envolvidos com o setor, como representantes do governo nas esferas federal, estadual e municipal, empreendedores de PCHs e CGHs, técnicos e executivos do setor, cadeia de produtos e serviços para hidrogeração, executivos das instituições bancárias, de fomento e seguros, advogados e consultores e associados da ABRAPCH.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, participará do evento e lembra que a associação está presente no compromisso da cidade de enfrentamento às mudanças climáticas. “Com ela, o município implantou um dos equipamentos do Curitiba Mais Energia, a CGH Nicolau Klüppel, no vertedouro do Parque Barigui”, destaca.

O Curitiba Mais Energia tem como premissa implantar e incentivar energias limpas e fontes renováveis. Baseada no conceito da Rosca de Arquimedes, criada pelo filósofo grego (260 a.C), a CGH do Barigui aproveita a queda de água de 3,5 metros do vertedouro do lago para gerar energia por uma rosca helicoidal. 

Metade da energia consumida pelo Parque Barigui mensalmente é gerada pela CHG. A produção é injetada na rede da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), gerando créditos de energia a serem compensados ao município. 

LEIA TAMBÉM:

A realização da CGH no Barigui foi possível, principalmente, pelo caráter de inovação da cidade, lembra a secretária. “E foi um esforço de muitas mãos, um exemplo de colaboração entre o setor privado e o poder público”, diz.

Estão confirmados como palestrantes o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas de Energia, Paulo César Magalhães Domingues; o deputado federal e relator do novo Código Brasileiro de Energia, Lafayette de Andrada; o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Efrain Pereira da Cruz; o diretor interino da Agência Nacional de Águas, Patrick Thomas; o diretor de Licenciamento e Outorga (IAT PR), José Volnei Bisognin. 

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.