Da Redação
Será realizada nesta quarta (23) e quinta-feira (24) em Curitiba a V Conferência Nacional sobre PCHs e CGHs. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas (ABRAPCH), será no Teatro Up Experience, na Universidade Positivo.
A conferência reúne os principais atores envolvidos com o setor, como representantes do governo nas esferas federal, estadual e municipal, empreendedores de PCHs e CGHs, técnicos e executivos do setor, cadeia de produtos e serviços para hidrogeração, executivos das instituições bancárias, de fomento e seguros, advogados e consultores e associados da ABRAPCH.
A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, participará do evento e lembra que a associação está presente no compromisso da cidade de enfrentamento às mudanças climáticas. “Com ela, o município implantou um dos equipamentos do Curitiba Mais Energia, a CGH Nicolau Klüppel, no vertedouro do Parque Barigui”, destaca.
O Curitiba Mais Energia tem como premissa implantar e incentivar energias limpas e fontes renováveis. Baseada no conceito da Rosca de Arquimedes, criada pelo filósofo grego (260 a.C), a CGH do Barigui aproveita a queda de água de 3,5 metros do vertedouro do lago para gerar energia por uma rosca helicoidal.
Metade da energia consumida pelo Parque Barigui mensalmente é gerada pela CHG. A produção é injetada na rede da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), gerando créditos de energia a serem compensados ao município.
LEIA TAMBÉM:
- Consórcio arremata concessão do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, por R$ 375 milhões
- Após denúncias, Procon-PR notifica 87 postos de combustíveis e 10 distribuidoras por reajuste antecipado
A realização da CGH no Barigui foi possível, principalmente, pelo caráter de inovação da cidade, lembra a secretária. “E foi um esforço de muitas mãos, um exemplo de colaboração entre o setor privado e o poder público”, diz.
Estão confirmados como palestrantes o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas de Energia, Paulo César Magalhães Domingues; o deputado federal e relator do novo Código Brasileiro de Energia, Lafayette de Andrada; o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Efrain Pereira da Cruz; o diretor interino da Agência Nacional de Águas, Patrick Thomas; o diretor de Licenciamento e Outorga (IAT PR), José Volnei Bisognin.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: