Começou nesta terça-feira (07) a mais importante feira de design mundial, a 60ª edição do Salone del Mobile em Milão que promete reunir mais de 370 mil pessoas de todo o mundo com o tema Design conduzindo o Futuro.
É a primeira vez que o evento é presidido por uma mulher, a jovem Maria Porro que teve o desafio de trazer a tecnologia digital e consciência sustentável a frente deste que é considerado como “Super Salone” depois de ser cancelado 2 anos seguidos por conta da pandemia, e reúne duas exposições que normalmente seriam alternadas, a EuroCucina e a EuroLuce que este ano acontecem simultaneamente apresentando as novidades nos segmentos de cozinhas e iluminação.
O evento também apresenta exposições com temas específicos como a Work Place 3.0 especializado em escritórios, S. Project voltado para a sustentabilidade e ainda o Salone Satélite onde estão presentes os novos talentos até 35 anos de idade. No total serão mais de 2.000 expositores de 30 diferentes países
A Feira de Milão é um grande referencial para o mercado da arquitetura e decoração mundial por reunir diversas figuras do segmento como grandes marcas internacionais, fabricantes, compradores, revendedores, criativos e admiradores do design provocando uma verdadeira ebulição no setor não somente no sentido de design mas trazendo atenção para questões como produção sustentável, qualidade, criatividade e inovação. Estão presentes marcas como Missoni, Cartell, Poliform, Moroso, Roberto Cavalli, Rosenthal, Rutelli entre outras.
Mobiliário modernista desenhado por Jorge Zalszupin para Etel e Poltrona da designer milanesa Cristina Celestino inspirada na cultura brasileira.
O Brasil está bem representado por marcas de peso com aparições estruturadas em coleções que apresentam no seu DNA muita brasilidade e consistência como a Etel, marca de mobiliário de luxo e a retrospectiva centenária de Jorge Zalszupin, designer e arquiteto polonês naturalizado brasileiro na década de 50 e também a coleção da designer milanesa Cristina Celestino que se inspirou na cultura, matérias primas e formas brasileiras para criar este diálogo Brasil Itália.
Já a Ornare é a única marca brasileira presente na EuroCucina apresentando 3 sofisticadas coleções com foco em materiais sustentáveis e tecnológicos . A marca dá seguimento em seu posicionamento de internacionalização iniciado nos Estados Unidos, Emirados Árabes e agora no mercado europeu.
A Tramontina, centenária marca brasileira apresenta pela primeira vez em Milão sua coleção assinada pelo designer Bruno Faucz. A linha de poltronas e sofás modulares explora o potencial da madeira nacional certificada jatobá alinhando seu conceito de sustentabilidade e design a sua expertise produção feita em Belém do Pará.
Coleção Objetos Nômades por Louis Vuitton aporta em tapeçaria em couro pespontado e linhas orgânicas e fluidas
Nesta época Milão se movimenta também por todos os distritos da cidade que fazem parte do Fuorisalone com exposições, coleções, comemorações imperdíveis e tão ou mais importantes quanto a feira oficial como a exposição que celebra os 20 anos de design de Tom Dixon que acontece no Palato Serbelloni em Corso Venezia, a instalação de lançamento da holandesa Moooi e sua “viagem por uma vida extraordinária” na via S. Gregorio e ainda a coleção da Louis Vuitton e seus “Objetos Nomades” além das vitrines e outras lojas nos arredores de Brera, Isola e Tortona.
Instalação da holandesa Moooi com direção do designer Marcel Wanders na Via S. Gregorio com o tema uma vida extraordinária apresenta um mundo fantástico de revestimentos estampados cores vibrantes, luminárias e linha de mobiliário autoral.
Aos que estão na Itália uma excelente feira com inspirações e muitas novidades e aos que estão nos acompanhando pela coluna mostraremos um pouco mais deste universo incrível do design, arquitetura que acontece em Milão na próxima coluna. Arrivederci!
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