Conheça os melhores tratamentos para celulite na coluna Saúde e Beleza

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Na coluna Saúde e Beleza desta semana, a fisioterapeuta Caroline Scoz Alvez fala sobre os tipos de celulite e os melhores tratamentos para este problema. A celulite afeta 95% das mulheres e não tem cura, mas pode ser totalmente controlada. Confira.

Qual a melhor época para tratar a celulite?

Caroline Scoz Alves

A celulite deixou de ser apenas uma preocupação apenas estética e também se tornou um problema clínico. (Foto: Divulgação)

A celulite é um problema que não tem cura e que afeta 95% das mulheres, segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Mas tem tratamento e pode ser totalmente controlada. É mais visível nos períodos em que há alteração hormonal, como puberdade, fase pré-menstrual, gestação, início do uso da pílula e menopausa.

De acordo com a fisioterapeuta, diretora técnica da Sul Laser e proprietária de Clínica Senz, Caroline Scoz Alves, é importante tratar a celulite de maneira frequente e o melhor momento é iniciar o tratamento no inverno, isso porque o período de tratamento é de no mínimo 2 meses e meio. “Trabalhamos com no mínimo 10 sessões. O ideal é que sejam 2 sessões semanais. Muitas vezes o paciente não tem condições de vir duas vezes na semana na clínica, mas pelo menos é necessário fazer o tratamento uma vez por semana”, ressalta.

Depois a manutenção do tratamento passará a ser quinzenal, mensal e, finalmente, trimestral. “Costumo dizer que é importante tratar a celulite durante o inverno para depois manter o resultado obtido no verão”, explica.

O que é celulite?

A celulite é o nome popular dado para a lipodistrofia ginoide, que caracteriza o depósito de gordura sob a pele. É causada pelo acúmulo de água e toxina nas células, que acabam fazendo uma inflamação no tecido celular.

Ela é responsável em dar aquele aspecto de casca de laranja em algumas áreas do corpo, principalmente na região do bumbum e das coxas. Mas também pode aparecer nas regiões do abdômen e braços.

Porque temos celulite?

O aparecimento da celulite é causado por vários fatores que incluem genética, sexo, etnia, biotipo, peso, sedentarismo, alterações na pele, problemas circulatórios, questões hormonais, alimentação inadequada e até mesmo estresse.

A celulite é muito mais comuns em mulheres do que em homens, cerca de 90% delas sofrem com esse problema. Comparando aos homens, apenas 2% deles apresentam.

Como prevenir a celulite?

A melhor maneira de prevenir a celulite é manter hábitos de vida saudáveis. Uma dieta balanceada, rica em proteínas e fibras, com uma boa ingestão diária de líquidos, auxilia na liberação das toxinas do organismo.

Também é importante realizar atividades físicas periodicamente. A atividade física é importante não só no processo de prevenção mas também de combate à celulite, isso porque promove a lipólise, que é a quebra de moléculas da gordura no corpo, e também ativa o sistema linfático, que vai auxiliar na liberação de toxinas.

Além disso, é imprescindível evitar hábitos como o uso de cigarro e procurar manter-se no peso ideal.

Quais os tipos de celulite?

Cerca de 90% das mulheres têm celulite e, em comparação a elas, apenas 2% dos homens apresentam o problema. (Foto: Divulgação)

Antes de definir o tipo de tratamento para o paciente, o profissional avaliará qual o grau de celulite que está se desenvolvendo. Cabe ressaltar que a celulite deixou de ser apenas uma preocupação apenas estética e também se tornou um problema clínico.

“A celulite pode esconder problemas circulatórios, pode evoluir para algo mais grave e fazer até uma isquemia no local (obstrução circulatória) causando dor e desconforto”, alerta a fisioterapeuta.

A celulite pode ser classificada de leve a grave, segundo um método desenvolvido pelas dermatologistas brasileiras Doris Hexsel, Camile Hexsel e Taciana Dal Forno. Essa nova classificação avalia a celulite de forma mais objetiva e já é reconhecida internacionalmente.

De acordo com doutora Caroline Scoz Alves, as celulites também podem ser classificadas como opacas (mais gordurosas), fibrosas ou flácidas. As gordurosas receberão um tipo de tratamento já as fibrosas outro tipo de combinação.

Quais são os tratamentos para combater a celulite?

São diversos tratamentos, o ideal é combinar os tratamentos para obtenção de melhores resultados. A indicação é fazer combinações com enzimas, massagens e drenagem linfática.

Vela Shape

O Vela Shape é a tecnologia de última geração que combina radiofrequência, infravermelho, massageamento mecânico e pressão negativa. Essas quatro tecnologias formam o sistema Elos e dão um ótimo resultado em termos de contorno corporal e melhoria da fibrose.

Para conhecer mais sobre o Vela Shape, clique aqui.

Ultrassom cavitacional

O ultrassom cavitacional age por meio das vibrações geradas pelas ondas sonoras e por meio delas provoca um derramamento das gorduras que são drenadas pelo sistema linfático do organizado.

É muito importante aliar uma rotina de atividades físicas e ingestão de líquido, para ajudar nessa eliminação da gordura liberada no organismo. É a combinação de tratamento mais indicado para a melhora da celulite opaca ou gordurosa.

Para conhecer mais sobre o ultrassom cavitacional, clique aqui.

Vanquish

O Vanquish é uma radiofrequência seletiva, não invasiva, sem contato e indolor, que aquece o tecido até causar o aquecimento para a remoção da gordura. É indicado para tratar a celulite mais flácida.

Para conhecer mai sobre o Vanquish, clique aqui.

Vela ShapeUltrassom CavitacionalVanquish
Tipo de celuliteFibrosesOpaca ou gordurosaFlácida
TecnologiaRadiofrequência, infravermelho, massageamento mecânico e pressão negativaUltrassom cavitacionalRadiofrequência Seletiva
Tempo de tratamento10 sessões10 sessões10 sessões
VantagensTrata tantos os tecidos mais profundos quanto os mais superficiaisNão causa danos nas estruturas adjacentesTrata toda a superfície de maneira uniforme

Drenagem Linfática

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático. Ela melhora a circulação sanguínea, elimina toxinas e reduz o acúmulo de líquido que fica entre as células adiposas. Dessa maneira, além de ficar com a pele lisinha, é possível ainda eliminar alguns centímetros de quadril e coxas.

LEIA TAMBÉM:

Existem resultados milagrosos?

A resposta para essa pergunta é não. É importante aliar ao tratamento de combate à celulite uma rotina mais saudável, que inclui uma alimentação balanceada, realização de atividades físicas, ingestão de água, entre outros hábitos.

“É importante que o paciente crie uma rotina mais saudável durante o tratamento para que a gente obtenha melhores resultados. Pacientes tabagistas, por exemplo, vão ter menos resultados, porque a pele tem mais toxinas”, ressalta a dra Caroline.

Conteúdo produzido em parceira entre a Sul Laser e equipe Reinaldo Bessa.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.