O Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba (CMPB) abre inscrições para crianças e jovens que desejam integrar os conjuntos musicais cênicos Coral Brasileirinho e Grupo Brasileiro. Sob direção de Helena Bel, esses grupos são reconhecidos como parte integral do corpo artístico do Conservatório, mantidos pela Fundação Cultural de Curitiba e administrados pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac).
As inscrições para o processo seletivo estão disponíveis até o dia 23 de fevereiro, sendo realizadas presencialmente no Conservatório de MPB de Curitiba, localizado na Rua Mateus Leme, 66 – São Francisco. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30. Os interessados devem consultar o edital para obter informações sobre os documentos necessários e acessar a ficha de inscrição. As audições para o Coral Brasileirinho serão agendadas pela ordem de entrega da ficha de inscrição, exigindo que os candidatos apresentem uma música de livre escolha.
O Coral Brasileirinho, com 30 anos de história dedicados à exploração da riqueza da canção brasileira em espetáculos temáticos, oferece seis vagas para crianças de 8 a 10 anos. Reconhecido como um dos projetos mais significativos do CMPB, o coral destaca-se por desenvolver a expressividade vocal e a interpretação cênica, proporcionando uma experiência única com mais de 213 canções já trabalhadas. Já o Grupo Brasileiro, fundado em 2016, abre oito vagas para adolescentes e jovens de 15 a 21 anos. Seu foco é na exploração da canção brasileira em coro, promovendo uma experiência enriquecedora de desenvolvimento interpretativo e cênico-musical. O grupo busca proporcionar conhecimento de teoria e leitura musical, solfejo e técnica vocal, convidando a comunidade a participar ativamente desse projeto artístico do CMPB. Os candidatos ao Grupo Brasileiro serão avaliados apresentando a canção “Deixe a Menina” de Chico Buarque à capela, além de uma música de livre escolha, com ou sem acompanhamento instrumental próprio.