A coxinha do Terminal do Carmo foi eleita a melhor entre as vendidas nos terminais de ônibus da capital paranaense em uma enquete realizada com passageiros, via redes sociais, pela Urbanização de Curitiba (Urbs) – o resultado foi anunciado na última sexta-feira (14)
Frita na hora, crocante por fora, macia por dentro e com bastante recheio, a coxinha do Carmo deu fama à lanchonete do terminal, administrada há mais de 30 anos pela mesma família, que é dona da receita. “Ficamos conhecidos com a propaganda boca a boca. Muita gente vem, gosta e fala para familiares e amigos, que aparecerem para experimentar”, diz Paulo Ditos da Silva, que administra o negócio com os filhos Douglas e Davi e o irmão José Venâncio da Silva.
A procura é tão grande que a lanchonete ganhou uma segunda entrada, para fora do terminal, para quem quiser comprar a coxinha, mas não precisa pegar ônibus. Por dia, são vendidas de 500 a 700 coxinhas, nas versões de frango, frango com cheddar e frango com requeijão, essa última a líder de vendas. “A coxinha fresquinha e o café com leite são os lanches mais vendidos”, revela Douglas.
Segundo os proprietários, o segredo da coxinha é justamente a combinação do alto giro, que faz com que o salgado não fique muito tempo na estufa, a qualidade dos ingredientes, as várias trocas de óleos e o recheio robusto. A unidade custa R$ 6,50.
A clientela é fiel e o costume de comer a coxinha do Carmo passa de pais para filhos. “Temos escolas aqui perto e muitas pessoas que vinham aqui quando crianças comprar a coxinha para o lanche hoje trazem os filhos para experimentar”, lembra Dotis. Nesta semana, ele e a família receberão um troféu simbólico da Urbs pela eleição. A lanchonete funciona de segunda a sexta-feira, das 5 horas às 22h30; e aos sábados e domingos, das 5 às 21 horas.
Os 23 terminais de ônibus de Curitiba, que recebem milhares de passageiros por dia, oferecem uma série de opções de refeições, lanches e compras. A chamada gastronomia de terminal é composta principalmente de lanches rápidos ou para viagem.
A ideia da Urbs é fazer novas enquetes para descobrir a preferência dos curitibanos e ainda estimular os permissionários desses pontos de venda. Pedro Romanel, diretor administrativo e financeiro da Urbs, adianta que a próxima eleição deverá ser do melhor crepe/churros de terminal.
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