O cônsul honorário da Coreia do Sul no Paraná, Cristian Kim, recebeu convidados para um jantar de negócios, nesta quarta-feira (4), no Clube Curitibano sede Concórdia. O objetivo do evento foi firmar alianças estratégicas e debater temas como a educação, a tecnologia e a cultura.
“Além das funções protocolares, este é um chamado para construir pontes, para aproximar culturas e para transformar vidas”, ressaltou Kim, que é filho de imigrantes sul-coreanos. Ele assumiu o cargo no dia 19 de julho passado. O cônsul é empresário e professor na pós-graduação FAE Business School.
A embaixadora Lígia Scherer, chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná, esteve no encontro e falou sobre os 65 anos de relações diplomáticas entre os dois países. “Temos um comércio bilateral pujante que ainda pode ser muito explorado, além de investimentos muito importantes da Coreia do Sul no Brasil nos setores de alta tecnologia, Inteligência Artificial, energias renováveis, combustíveis e educação. Portanto, são inúmeros campos de cooperação que podemos explorar”, destacou a diplomata.
Também participaram do evento representantes do governo do estado, da prefeitura de Curitiba e cônsules de diferentes países, incluindo Bon Il Koo, cônsul para Assuntos Políticos da Coreia do Sul, e membros da Câmara de Comércio Brasil-Ásia, bem como representantes do empresariado paranaense.
Cristian Kim ainda destacou a importância da pesquisa “Coreanos no Paraná” que visa promover o engajamento de imigrantes e descendentes da Coreia do Sul por meio de um questionário.